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01/07/2010 - 08h00

ANJ orienta jornais sobre cobertura das eleições

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DE SÃO PAULO

A ANJ (Associação Nacional de Jornais) lançou na internet uma cartilha com orientações e sugestões para empresas da mídia impressa sobre a cobertura eleitoral e a publicação da propaganda de candidatos até o pleito nacional de outubro.

Os veículos de comunicação impressos têm direitos e deveres diferentes das empresas de rádio e televisão, que funcionam sob regime de concessão pública.

A cartilha da ANJ explica que os associados da entidade podem manifestar opiniões favoráveis às candidaturas em editoriais, desde que a conduta não configure abuso do poder econômico.

Também recomenda que seja dado tratamento equânime aos políticos que tenham a mesma projeção eleitoral.

O texto divulga de forma didática regras relativas às pesquisas eleitorais, aos debates, à utilização de matérias de jornal, aos sites na internet e ao direito de resposta, entre outros assuntos.

Quanto à propaganda eleitoral, permitida na imprensa escrita a partir de 6 de julho, a cartilha chama a atenção para eventuais tentativas das campanhas de driblar as limitações da lei sobre o número de anúncios de cada candidato por edição.

O material está disponível no site www.anj.org.br. O acesso ao arquivo pode ser feito após um clique no "banner" "Eleições 2010 - Orientações aos Associados".

 

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