Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/07/2010 - 07h19

Ibama investiga fazenda do vice de Marina na Bahia

Publicidade

BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO

O Ibama investiga Guilherme Leal, candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva (PV), por suposto crime ambiental em sua fazenda no litoral da Bahia.

O imóvel fica numa área de proteção ambiental no município de Uruçuca, vizinho de Itacaré, e não aparece na declaração de bens que o empresário entregou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A propriedade foi alvo de uma blitz na quinta-feira passada, após denúncia de que o controlador da Natura teria desmatado área de vegetação de restinga para erguer um condomínio de luxo.

Os fiscais que vistoriaram a fazenda constataram a presença de "edificações que alteraram a paisagem natural de área de Mata Atlântica", segundo disse o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, em nota enviada à Folha.

Leal nega ter cometido crime ambiental e atribui a denúncia feita ao Ibama a "objetivos político-eleitorais".

Os analistas ambientais fotografaram os canteiros de obra e enviaram relatório à sede do órgão, em Brasília.

O empresário foi notificado a apresentar cópias do projeto e das licenças ambientais exigidas para a liberação do empreendimento.

No documento, o Ibama cobra explicações sobre a implantação de uma rede de energia e a construção de bangalôs na área protegida. Após uma semana, os papéis ainda não foram entregues.

Os responsáveis pela fiscalização ambiental dos escritórios do Ibama em Ilhéus e Salvador se disseram impedidos de dar entrevista, por norma do instituto.

OUTRO LADO

A assessoria de Leal disse que a obra tem "todas as licenças e autorizações dos órgãos competentes" e classificou a notificação de "procedimento de praxe" do Ibama.

"Leal está aberto a qualquer esclarecimento que for solicitado pelas autoridades e atribui essas falsas denúncias a objetivos político-eleitorais", afirmou, em nota.

O empresário disse que comprou a fazenda para uso privado, mas optou por registrá-la em nome da Modusvivendi Participações Ltda, que está na lista de bens.

Inicialmente, a assessoria não soube descrever as atividades da empresa. Em novo contato telefônico, informou que ela foi criada apenas para administrar a fazenda.

Na segunda-feira, a Folha pediu informações sobre 12 empresas que o candidato diz possuir além da Natura. Ele alegou direito à privacidade e não respondeu.

Leal diz construir uma casa e cinco bangalôs, em área sem vegetação nativa, para uso particular. Na relação de bens entregue ao TSE, ele só listou cinco imóveis, todos no Estado de São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página