Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2010 - 13h48

Wellington Dias, Mão Santa e Heráclito Fortes têm candidaturas impugnadas no PI

Publicidade

LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO

O Ministério Público Eleitoral do Piauí impugnou as candidaturas do ex-governador do Estado Wellington Dias (PT) e dos senadores Mão Santa (PSC) e Heráclito Fortes (DEM). Todos concorrem ao Senado e, no entendimento da Procuradoria, se enquadram na lei da Ficha Limpa.

No total, 35 candidaturas foram impugnadas no Piauí. Ainda não foi divulgado, porém, quantas foram motivadas pela lei Ficha Limpa.

Segundo o procurador regional eleitoral, Marco Aurélio Adão, Dias tem condenação pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Piauí e pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por conduta vedada a agentes públicos em campanha eleitoral, referente ao pleito de 2006.

O senador Mão Santa, de acordo com o procurador, tem uma condenação no Tribunal de Justiça por publicidade indevida em benefício pessoal.

Já Heráclito foi condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Piauí por "conduta lesiva ao patrimônio público" quando era prefeito de Teresina (1989-1993).

Segundo o procurador, porém, o pedido não foi para indeferir o registro, mas sim para que o registro da candidatura de Heráclito fosse aceito sob condição --ele conseguiu, no STF (Supremo Tribunal Eleitoral), uma liminar que suspende no caso dele os efeitos da lei Ficha Limpa.

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa de Wellington Dias, por meio de nota, afirmou que o candidato está "tranquilo" e disse não acreditar que "exista inelegibilidade que recorra sobre ele".

O advogado do senador Mão Santa, Edvar Santos, disse que ainda não foi comunicado oficialmente sobre a impugnação e não sabe o que a motivou, pois afirma que só tem conhecimento de uma condenação contra o senador, que já teria prescrito.

O senador Heráclito Fortes disse, por meio da assessoria, que acredita que seu caso não é atingido pela lei Ficha Limpa e que está confiante de que não haverá alterações em sua campanha.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página