Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/07/2010 - 16h23

Dilma defende polícia pacificadora como referência nacional

Publicidade

LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, defendeu, em entrevista à rádio "Solar", de Juiz de Fora (MG), que as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) implantadas no Rio sejam referência nacional na política de segurança pública. A entrevista foi concedida na semana passada, mas só foi ao ar hoje.

As UPPs são postos policiais criados em favelas cariocas onde o tráfico foi desarmado. A ex-ministra disse que, apesar de o tema da segurança pública ser de responsabilidade constitucional dos Estados, o governo federal assumiu a bandeira. "Nós criamos uma experiência que é referência nacional: as Unidades de Polícia Pacificadora."

Segundo ela, o governo federal colaborou para a implantação das UPPs com transferência de recursos para rearmamento das polícias e treinamento dos agentes.

A Secretaria de Segurança do Rio, por meio da assessoria de imprensa, informou que as UPPs são um projeto do governo do Estado. A participação federal, segundo a secretaria, foi dada indiretamente durante o treinamento para os jogos Pan-Americanos de 2007, quando houve cursos de policiamento comunitário.

A ampliação das UPPs também havia sido defendida pela candidata Marina Silva (PV), em visita ao Rio.

Ainda na área de segurança, a candidata citou como ações bem sucedidas do governo federal a criação da Força Nacional de Segurança e dos presídios de segurança máxima e valorização de delegados e agentes da Polícia Federal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página