Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2010 - 13h43

Marina critica governos FHC e Lula por não terem feito reforma tributária

Publicidade

LUIZA BANDEIRA
DE SÃO PAULO

A candidata à Presidência pelo PV, Marina Silva, criticou nesta terça-feira, em entrevista à rádio "Solar", de Juiz de Fora (MG), os governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva por não terem feito a reforma tributária.

A candidata aproveitou para insinuar que, se os antecessores não fizeram, seus candidatos à Presidência, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), respectivamente, também não conseguirão fazer as mudanças.

Segundo Marina, os dois governos tiveram oito anos (dois mandatos de FHC e dois de Lula) para fazer a reforma. "Agora ambos estão pedindo mais quatro anos para fazer o que não fizeram em 16", afirmou.

Marina, que foi ministra do Meio Ambiente do governo Lula, destacou que não é fácil fazer essa reforma e voltou a defender uma constituinte exclusiva para isso. Segundo ela, os políticos tratam do assunto "como se fosse passe de mágica" na época das eleições.

A entrevista foi concedida na semana passada, mas foi ao ar na manhã de hoje.

POLÍTICA EXTERNA

A ex-ministra, que viaja hoje para Nova York, voltou a criticar a aproximação do Brasil com o Irã. Segundo ela, a política externa do Brasil deve ser orientada a partir de princípios do país, como a defesa da liberdade, dos direitos humanos e da democracia, e isso foi abandonado nas negociações com o Irã.

"O Brasil tem cometidos alguns deslizes em relação a valores claros", disse. "Isso fica muito claro na questão do Irã. O Irã não tem liberdade democrática e não respeita os direitos humanos", completou.

Marina elogiou a aproximação do Brasil com a África e disse que vai manter essa política.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página