Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2010 - 10h35

Congresso você leva com emendas, diz Serra

Publicidade

CATIA SEABRA
RICARDO BALTHAZAR
DE SÃO PAULO

O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, revelou ontem a empresários sua fórmula para garantia de governabilidade, caso seja eleito: "Congresso você leva com emendas".

"Você não discrimina entre oposição e situação. Dá para todo mundo. Fiz isso e deu certo. Você leva. Leva ao pé da letra", continuou.

Em palestra a associações comerciais, Serra disse ser fácil "controlar as emendas no sentido da prioridade". Na Saúde, seu secretário-executivo, Barjas Negri, indicava as áreas a serem beneficiadas: "A turma fazia. Porque o sujeito quer aprovar emenda, quer ter voto lá".

Em tempos de mensalão, o candidato tucano tentou minimizar a necessidade de loteamento da máquina pública, desde que também não se nomeie alguém indicado por um rival do parlamentar: "O parlamentar está preocupado com ele e com o vizinho".

E aproveitou para criticar o suposto aparelhamento do governo: "O Brasil voltou atrás do ponto de vista do funcionamento político", pois hoje há o "uso dos órgãos do governo para servir a interesses privados".

IOGURTE

Apresentando-se como mais preparado, Serra insinuou que a petista Dilma Rousseff seja tratada como um produto e criticou a ocultação da adversária. Ele disse que idealizou um modelo de horário eleitoral em que o candidato defende suas propostas diante da câmera.

"É chato. Mas política é uma coisa chata. O que fazer? Com isso, a gente elimina custo e impede que os candidatos sejam vendidos como iogurtes ou como um novo pão de centeio, coisas publicitárias ou não publicitárias, como inclusive a ocultação do candidato. Hoje no Brasil parece de uma importância grande: ocultar o que o candidato é ou deixa de ser."

Serra defendeu um programa feito de improviso "para não ter truque": "Chegar lá e falar, se expor".

Dilma foi a única dos quatro principais candidatos a faltar à palestra. Serra perguntou quem tinha faltado. Aí, completou: "Perdeu uma oportunidade de estudar esses documentos todos. Por outro, de dizer o que pensa".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página