Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2010 - 12h02

Oposição aprova convite para depoimento de ex-integrantes da Previ no Senado

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

A oposição aprovou nesta quarta-feira convite para que o ex-presidente da Previ Sérgio Rosa e o ex-gerente executivo do fundo Gerardo Xavier Santiago prestem depoimento na CCJ (Comissão e Constituição e Justiça) do Senado para explicar as acusações de que o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil atuou como "fábrica de dossiês" contra adversários do PT.

A CCJ também aprovou requerimento para convidar o corregedor-geral da Receita Federal, Antonio Costa D´Ávila Carvalho, para depor à comissão sobre a violação de dados do Imposto de Renda do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge. Os dados foram vazados para integrar um dossiê montado pela pré-campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência.

Mesmo com o Congresso em "recesso branco" para que os parlamentares se dediquem às campanhas eleitorais, senadores do DEM e PSDB foram à CCJ para aprovar os convites. Os três convidados serão ouvidos no dia 31 de agosto, quando o Senado realiza uma semana de trabalhos antes das eleições.

"É nosso dever de ofício e obrigação moral dar um freio nessa fábrica de produção de dossiês. A Previ tornou-se o braço esquerdo do PT no governo. Precisamos derrubar os nossos opositores pelo debate, não por dossiês", disse a senadora Kátia Abreu, autora dos convites.

A revista "Veja" desta semana publicou uma entrevista com o ex-gerente executivo da Previ, na qual afirma que o fundo é "um bunker" de petistas e "está a serviço de um determinado grupo muito poderoso, comandado por Ricardo Berzoini [ex-presidente do PT], Sérgio Rosa [à frente do fundo até este ano] Luiz Gushiken [ex-ministro de Lula] e João Vaccari Neto [tesoureiro do PT]".

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a montagem de dossiês configura uma "ameaça ao Estado de Direito", por isso deve ser apurada. "Qual o DNA desses aloprados, qual a identidade desses aloprados? Isso tem que ser investigado."

Citado pela revista "Veja" como um dos mencionados no dossiê elaborado pelo PT, o deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) também vai interpelar judicialmente o ex-gerente executivo da Previ para que ele revele o teor dos documentos apócrifos.

O parlamentar ainda promete ingressar na Justiça Federal com uma interpelação contra Sérgio Rosa --de quem teria partido a ordem para a montagem dos dossiês.

REPRESENTAÇÃO

Além da interpelação judicial, o DEM promete ingressar com representação no Conselho de Ética do Senado contra a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) por quebra de decoro parlamentar.

Segundo a reportagem da revista "Veja", a senadora teria usado informações de um dossiê preparado ilegalmente na Previ para atacar o deputado ACM Neto durante os trabalhos da CPI dos Correios, em 2005.

A assessoria jurídica do DEM elabora a representação, que deve ser encaminhada ao Conselho de Ética até o final desta semana. Ideli não quis comentar a representação nem as acusações da revista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página