Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/08/2010 - 10h32

'Faz-tudo' de Lula em São Paulo influencia nomeações

Publicidade

DE SÃO PAULO

Praticamente anônima, a funcionária do governo federal Rosemary Nóvoa de Noronha exerce há sete anos considerável influência na gestão Luiz Inácio Lula da Silva. É uma espécie de "faz-tudo" da Presidência da República em São Paulo.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Rose, como é chamada, é presença constante (e discreta) nas comitivas presidenciais mundo afora. Emplacou diretores em agências reguladoras e o marido numa assessoria especial da Infraero, informa reportagem de Rubens Valente, publicada nesta segunda-feira pela Folha (íntegra somente para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a reportagem, entre suas raras aparições públicas, estão duas fotografias numa revista de celebridades, identificada só pelo nome, sem o cargo que ocupa --um dos mais estratégicos da administração direta federal e que lhe rende R$ 11.179 mensais brutos.

Rose trabalha ao lado do gabinete de vidros blindados onde Lula despacha quando está na capital paulista, no 3º andar do prédio da Previ, na esquina da rua Augusta com a avenida Paulista. Ali funciona a sede paulistana do Banco do Brasil. Chefe do gabinete regional da Presidência da República, Rose secretaria Lula e o acompanha em viagens internacionais.

Rose circula com extrema reserva. Um petista graduado de São Paulo conta que ela faz "uma triagem" de currículos de candidatos a cargos de segundo e terceiro escalões. A discrição começou a ficar comprometida quando Rose apoiou nomeações para diretorias de duas agências reguladoras, tornando-se foco de notas na imprensa.

OUTRO LADO

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto chegou a informar que o secretário particular de Lula, Gilberto Carvalho, iria responder às perguntas da reportagem, mas ao longo de três semanas nenhuma resposta foi encaminhada. Rose também não quis falar.

Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página