Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2010 - 15h10

Vanucchi defende que TCU reveja apenas indenizações exageradas pagas a perseguidos

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, defendeu nesta segunda-feira que o TCU (Tribunal de Contas da União) reveja apenas as indenizações "exageradas" pagas a perseguidos da ditadura militar e não todas as 9.000 indenizações pagas até hoje.

Segundo Vannuchi, esses casos considerados "exagerados" pela imprensa não chegam a 100.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

No dia 11 de agosto, o TCU determinou que sejam revistos todos os casos de indenizações pagas com prestações continuadas, a partir de um pedido do Ministério Público Federal.

"Qualquer revisão que o TCU queira fazer faz parte de sua atribuição constitucional e tem que ser respeitada. Minha declaração era de que seria preferível a opção pela revisão de uma dezena, duas ou três de casos que a imprensa aponta como indenizações exageradas. Não os 9.000 casos, que potencialmente chegam a 50 mil. Isso envolverá uma capacidade que, alguns ministros do TCU argumentaram, não corresponde à estrutura do TCU, à sua expertise e à sua atribuição", disse Vannuchi.

De acordo com o ministro, entre os casos que poderiam ser revistos pelo TCU, estão algumas indenizações que chegam a R$ 1 milhão. Vannuchi diz que a imprensa tem papel fundamental na divulgação de casos como esses.

"Se a imprensa levanta 'uma grita' em torno de algumas dezenas de casos, que se promova revisão desses casos. Mas serão dezenas de casos. Seguramente não serão centenas", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página