Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/08/2010 - 17h03

PF prende 20 em operação contra fraudes de projetos de reforma agrária em MS

Publicidade

DE SÃO PAULO
DE CUIABÁ

A Polícia Federal realizou nesta segunda-feira uma operação contra uma suposta quadrilha que fraudava projetos de reforma agrária na região sul de Mato Grosso do Sul. Ao menos 20 pessoas foram presas.

Segundo o Ministério Público Federal, os desvios podem chegar a R$ 12 milhões. Outros R$ 50 milhões teriam sido gastos sem necessidade, em um processo fraudulento de distribuição de 497 lotes a pessoas não habilitadas no programa de reforma agrária do governo federal.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Foram expedidos 20 mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão em oito municípios de MS (Campo Grande, Naviraí, Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Nova Andradina, Bataiporã e Angélica) e em Cosmorama (SP).

Entre os presos estão o superintendente regional do Incra em MS, Waldir Cipriano Nascimento, empresários e líderes de assentamentos rurais na região.

Segundo a PF, o grupo fraudou a distribuição de lotes nos assentamentos do chamado complexo Santo Antônio, em Itaquiraí (MS).

A investigação também flagrou a venda de lotes da reforma agrária. Os negócios, segundo a PF, eram regularizados por servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Houve, ainda, a manipulação de concorrências para compra de produtos e serviços para os assentamentos e a cobrança de propina para a retirada de imóveis rurais de avaliações de produtividade.

A operação envolveu 137 policiais e foi batizada como Tellus (deusa da terra, na mitologia romana).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página