Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2010 - 19h15

Senadores da base aliada criticam violação de sigilo de Verônica Serra

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Senadores da base aliada do governo Lula ocuparam o plenário da Casa nesta quarta-feira para criticar a violação do sigilo fiscal de Verônica Serra, filha do candidato do PSDB à Presidência, José Serra. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) cobrou providências do governo no caso ao pedir que a Receita Federal faça uma intervenção na unidade de Mauá (SP), onde ocorreram as violações dos sigilos fiscais de Verônica Serra e pessoas ligadas ao PSDB.

"Exijo do secretário da Receita intervenção nas delegacia de Mauá, assim como a demissão em massa dos envolvidos. Se isso foi feito com a senhora Verônica, pode ser feito com qualquer pessoa."

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que a violação dos dados fiscais é prática no governo Lula. "Houve a quebra do sigilo bancário de um motorista, porque esse motorista disse que pessoas da alta cúpula governamental, inclusive o ex-ministro Antônio Palocci, reuniam-se com certos lobistas, para, vamos dizer, tratar de negócios."

Serra critica imprensa no caso da quebra de sigilos de sua filha
Tabelião chama de grosseira falsificação de procuração da filha de Serra
Contador diz que fez solicitação de procuração para 'um cliente'
PSDB vai exigir a demissão do secretário-geral da Receita
Receita admite falsificação de documento com assinatura da filha de Serra
Suposto autor de procuração de filha de Serra tem perfil de estelionatário
Coordenador de Dilma diz que governo não está patrocinando vale-tudo eleitoral
Filha de Serra vê falsificação em assinatura de procuração
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A oposição se revezou no plenário para acusar a campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) de envolvimento nas quebras de sigilos. Vice-presidente do PSDB, a senadora Marisa Serrano (MS) disse que o governo promoveu "escalada autoritária" para aparelhar o Estado na campanha eleitoral.

"É terrorismo de Estado. É um ataque perigoso contra a integridade da cidadania. Eles primeiro invadem a nossa privacidade para depois roubar as nossas ideias, as nossas vontades, os nossos sonhos e as nossas almas."

Entre os 140 cidadãos que tiveram seus sigilos violados pela Receita Federal, está o suplente de Marisa Serrano, o empresário Antônio Russo Neto. "Russo ficou perplexo quando lhe perguntei sobre esse assunto, porque ele me disse, inclusive, que a prestação de contas dele é feita em São Paulo, não tem nada a ver com Mauá nem com o ABC Paulista."

Para o senador Flavio Arns (PSDB-PR), a candidata Dilma Rousseff (PT) não poderia ter classificado a violação dos sigilos de "factóides". "Não é a postura de uma candidata a Presidente da República e não é a postura de alguém que diga que vai preservar o que existe de mais sagrado no Brasil, que é a liberdade, a democracia."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página