Publicidade
Publicidade
TSE rejeita direito de resposta para o PT
Publicidade
DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO
O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Joelson Dias negou neste sábado (4) uma decisão liminar para permitir um direito de resposta no programa eleitoral do PSDB. O direito havia sido requisitado pelos advogados da candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT).
A coligação da candidata protocolou o pedido na noite de sexta-feira (3), alegando que a propaganda de TV do adversário José Serra (PSDB), transmitida na noite anterior no horário eleitoral, teve a "intenção em atribuir à candidata Dilma atos criminosos sem qualquer tipo de comprovação".
Segundo a petição dos advogados de Dilma, a propaganda serrista, ao relatar fatos das campanhas de 1989 e 2006, teria tentado transmitir "a ideia de que quem pratica atos de 'baixaria' está aliado agora à candidata Dilma".
Pesquisas indicam um Senado dilmista
TSE tira 2 minutos de 30 segundos de televisão de Dilma em SC
Presidente do PT afirma que não reconhece filiação de falso procurador de Veronica
Lula diz que Serra está com 'dor de cotovelo'
Falso procurador de Veronica Serra filiou-se ao PT em 2003
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Na propaganda desta sexta-feira (3), a campanha de Serra explorou o episódio da violação do sigilo fiscal, ocorrido num posto da Receita Federal de Santo André (SP), de sua filha Verônica. A propaganda atribuiu as ilegalidades à campanha de Dilma.
Em reação à propaganda, os advogados da campanha petista queriam direito, para refutar os ataques, a cinco minutos e cinco segundos no programa eleitoral do PSDB.
O ministro do TSE, contudo, decidiu, antes de analisar o mérito do pedido, que é necessário intimar as partes e ouvir uma manifestação do Ministério Público.
"Penso, contudo, que o contexto em que veiculada a propaganda impugnada, bem assim se a alegada 'associação por comparação' revelam, ainda que de forma indireta, os requisitos para o pedido de resposta reclamado na inicial, são questões que demandam análise mais detida, sobre as quais dirá o exame do mérito da representação", decidiu o ministro.
'EU TÔ INDIGNADO'
Na última quinta-feira (2), sem citar o nome de Dilma, Serra afirmou em sua propaganda eleitoral noturna: "Eu tô indignado com isso. Isso não é política, isso é sujeira. Jamais aceitaria ser presidente a qualquer preço, fazendo baixaria, atingindo os filhos dos outros. A disputa política tem que ter limites".
Serra disse que Veronica "é mãe de três crianças pequenas, uma mulher honrada, que trabalha para manter a família (...) Nunca se meteu em política, nunca teve negócios com o governo".
E citou o caso Francenildo: "Lembra do Francenildo, aquele caseiro de Brasília que teve os seus extratos bancários violados pelo governo? Se continuar assim, todos nós seremos Francenildos, a mercê de gente sem escrúpulos, sem limites".
O PSDB comparou o caso ao episódio em que o ex-presidente Fernando Collor usou a filha de Lula na campanha ("A mesma baixaria contra a filha do Lula é usada contra a filha do Serra", disse o locutor) e citou a impunidade nos casos do mensalão, de Francenildo e dos aloprados.
'DOR DE COTOVELO'
Nesta sexta-feira (3), o presidente Lula afirmou que não está no cargo para curar "dor de cotovelo" do candidato de oposição José Serra (PSDB) e que nem pretende exercer papel de "censor da internet".
Lula fez a afirmação em Esteio (RS) em resposta à informação publicada pela Folha de que Serra havia dito que o alertara para o acesso aos dados de sua filha, protegidos por sigilo fiscal.
"Nosso adversário deveria procurar um novo argumento. Não é possível que possa pedir que eu censure a internet. Não posso. Ele não me alertou. Ele se queixou."
+ Notícias sobre eleições
- Pesquisas indicam um Senado dilmista
- TSE tira 2 minutos de 30 segundos de televisão de Dilma em SC
- Presidente do PT afirma que não reconhece filiação de falso procurador de Veronica
- Lula diz que Serra está com 'dor de cotovelo'
- Falso procurador de Veronica Serra filiou-se ao PT em 2003
+ Notícias em Poder
- Especialista em geopolítica tenta prever os próximos dez anos
- Relembre Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo
- 'Bota o retrato do velho outra vez'; chega nova biografia de Getúlio
- Ex-delegado do Dops dá nome aos bois
- Covardia é o pior dos vícios, diz Pondé
- Marqueteiro revela bastidores das relações entre política e mídia
Publicidade
As Últimas que Você não Leu
Publicidade
+ LidasÍndice
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Thomaz Bastos diz que deixa julgamento moral à 'vingança de Deus'
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
- Ala do PSB resiste a Haddad e ameaça vaiar petista em evento
+ Comentadas
- Lula propôs ajuda em CPI para adiar mensalão, diz Gilmar Mendes
- Direção do DEM anuncia que vai ao STF contra decisão sobre Código
+ EnviadasÍndice
Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade
Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicaçao, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.








Tablet
Notebook
Tênis
Auto DVD Player
TV