Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/09/2010 - 12h56

Serra diz que 'blogs sujos' mantidos pelo PT apresentaram dados violados

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, voltou nesta segunda-feira a vincular a sua adversária Dilma Rousseff (PT) às violações de sigilos fiscais na Receita Federal.

Durante sabatina para advogados na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Serra disse que "blogs sujos" ligados à candidata petista veicularam informações obtidas com as quebras de sigilo de pessoas ligadas ao PSDB --entre elas o vice-presidente do partido, Eduardo Jorge.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"Esses blogs mantidos pelo governo ou pelo PT apresentavam já dados de Imposto de Renda de algumas das pessoas que depois se descobriu que tinham tido seus sigilos violados. Se essas pessoas fazem isso hoje em uma campanha, imaginem o que fariam detendo o poder federal em mãos?", questionou.

Serra disse que os blogs citam o nome de Dilma e são ligados à candidata uma vez que ela não desautorizou a vinculação das páginas ao seu nome. "A pessoa é corresponsável porque não desautoriza. E ao não desautorizar há caráter de representatividade no blog."

Na sabatina, o tucano disse que a garantia de manutenção dos sigilos fiscais dos cidadãos deve estar entre os direitos preservados no país --a exemplo do que ocorre com questões ligadas à advocacia, como a manutenção do sigilo dos trabalhos de advogados.

"Mereceria análise do próprio meio jurídico quanto a estratégias de defesas desenvolvidas, a partir das quais a vítima passa a ser culpada. Quem denuncia abuso, passa a ser criminalizada com adjetivos ou ações jurídicas que têm como finalidade a publicidade e o jogo de mídia. Esse é o caso típico que tem acontecido em relação ao sigilo."

Serra criticou a Receita Federal ao afirmar que o órgão vem ocultando informações e "forjando procurações" para tentar minimizar as violações de sigilo. "Primeiro, inventa e diz que tem procuração. Sabe que a procuração é falsa, mas não passa a informação. Não há dúvida do caráter eleitoral dessas quebras de sigilo."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página