Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/09/2010 - 11h32

Polícia Federal prende 11 por fraude em licitações no Espírito Santo

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

A Polícia Federal do Espírito Santo prendeu 11 pessoas na manhã de hoje (16), entre empresários e funcionários de prefeituras do Estado. Eles são suspeitos de integrar organização que fraudava licitações e desviava dinheiro público estadual e municipal.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A Operação Moeda de Troca foi realizada em Vitória e nas cidades de Vila Velha e Santa Leopoldina, onde 11 contratos foram investigados desde abril. Só entre 2009 e 2010, somam no total R$ 28 milhões. A PF diz que identificou o crime também em Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Viana e Serra.

Segundo informou a polícia, as licitações eram combinadas previamente entre os concorrentes e servidores da administração pública. O esquema usava "laranjas" na constituição de empresas.

Nas licitações, havia propostas quase idênticas no valor e no conteúdo, segundo as investigações. Em alguns casos repetiam até erros de português, de acordo com a PF. Algumas empresas não apresentavam toda a documentação (ou parte dela) necessária, para serem propositalmente desclassificadas. Empresas que não faziam parte do esquema não recebiam o edital.

Outra irregularidade apontada pela PF é a apresentação de propostas com data anterior à publicação do edital.

A operação também cumpriu 15 mandados de busca e apreensão. Um dos empresários, que não teve o nome divulgado, já havia sido preso pela Polícia Federal em 2003, acusado pelo mesmo tipo de crime.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página