Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/09/2010 - 21h28

Ciro vai a programa de Anastasia e reforça o voto sem interferências

Publicidade

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

No momento em que a presença do presidente Lula na campanha em Minas Gerais tem se acentuado pelas mãos do candidato ao governo do Estado Hélio Costa (PMDB), o programa eleitoral do rival Antonio Anastasia (PSDB), que tenta a reeleição, usou o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) para reforçar o voto livre, sem interferências externas na campanha mineira.

Esse confronto se acentuou na semana passada, com a presença de Lula em comício na cidade de Juiz de Fora.

O presidente, principal cabo eleitoral de Costa, rebateu o fato de o ex-governador tucano Aécio Neves, padrinho da candidatura Anastasia, condenar sempre a presença de políticos de fora do Estado para tentar convencer o eleitor. Diz ele que "quem decide a eleição em Minas é o mineiro".

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Lula respondeu dizendo que alguns políticos tratam o Estado como se fosse "quintal deles" e afirmou que continuará pedindo votos para Costa.

A presença de Ciro --que no ano passado trocou sua filiação partidária do Ceará para São Paulo-- foi uma forma de mostrar apoio externo sem querer influir na disputa estadual. A presença de Ciro foi uma forma de o PSDB se contrapor à presença de Lula na campanha mineira, tentando reduzir o peso eleitoral que o presidente possa ter.

Após fazer elogios a Aécio e a Anastasia e falar do apoio do PSB a eles, Ciro disse: "Se você acha que depois de dizer tudo isso eu iria me aventurar a pedir para que você vote em Anastasia para governador, nada disso. Como amigo de Minas eu sei muito bem que o mineiro sabe ouvir as pessoas que gostam de Minas e não são daqui, mas na hora de decidir as questões de Minas, elas são resolvidas em Minas".

Ele acrescentou: "Eu sei que no voto dos mineiros o que manda é a vontade dos mineiros, o que faz só faz aumentar o meu respeito e a minha admiração por Minas Gerais".

Hélio Costa, por sua vez, também abordou essa "mineirização" da campanha nos seus programas do rádio e da TV citando Dilma Rousseff, candidata a presidente pelo PT, o vice-presidente José Alencar (PRB) e Lula. "Dilma é mineira de Belo Horizonte, José Alencar é mais mineiro de todos e o presidente Lula é mineiro de coração", disse Costa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página