Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2010 - 11h28

PSDB pede informações sobre uso de TV estatal na campanha de Dilma

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

O PSDB pediu nesta terça-feira à direção do Senado para solicitar informações ao ministro Franklin Martins (Comunicação Social) sobre o uso da emissora estatal do governo federal para filmar atos de campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) que contam com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os tucanos querem ter acesso às cópias das gravações realizadas pela TV NBR nos últimos quatro meses, não relacionadas a eventos oficiais do governo.

A oposição pede que constem, nas cópias, o registro de data e local onde foram realizadas as imagens. O PSDB ainda solicita ao ministro uma relação com nome, matrícula e função de todos os cinegrafistas e técnicos que participaram das gravações, além da relação dos equipamentos utilizados com seus números de tombamento.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O requerimento de informações do PSDB foi encaminhado à Mesa Diretora do Senado Federal, que decide sobre seu envio ao ministro. Como a Casa está em "recesso branco" até as eleições, o pedido deve ser encaminhado somente em outubro.

"Em face da proibição da legislação em vigor, que veda o uso de funcionários públicos e de bens imóveis e móveis pertencentes à União em campanhas eleitorais, e à luz da competência fiscalizadora do Senado Federal, torna-se indispensável que as informações solicitadas sejam prestadas", diz o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), autor do requerimento.

O tucano afirma que as informações poderão "dirimir os questionamentos existentes, em respeito à transparência e também à igualdade de oportunidade entre candidatos nos pleitos eleitorais".

Reportagem publicada ontem pela Folha mostrou que há, no governo, ordem para que cinegrafistas e auxiliares da NBR gravem todos os discursos do presidente nos eventos da campanha eleitoral. A TV NBR é o canal da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) que noticia atos e políticas do governo.

A direção da TV estatal determinou que esses servidores, antes de iniciarem as filmagens, tenham o cuidado de retirar os sinais de identificação da emissora estatal -a camiseta ou colete, a canopla (peça que tem a logomarca) do microfone e o adesivo colado na câmera.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página