Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2010 - 09h19

Mônica Bergamo: Partidos preparam ação contra lei que exige 2 documentos para votar

Publicidade

DE SÃO PAULO

O STF (Supremo Tribunal Federal) pode receber ainda nesta semana uma ação propondo que a lei que exige dois documentos para que o eleitor vote no dia 3 de outubro (o título de eleitor e um documento com foto) seja declarada inconstitucional, informa a coluna Mônica Bergamo, publicada nesta sexta-feira pela Folha (a íntegra da coluna está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Segundo a coluna, a iniciativa está sendo discutida entre partidos que se consideram prejudicados pela regra, que pode aumentar a abstenção no eleitorado.

As estatísticas de eleições anteriores mostram que a abstenção é maior no eleitorado de baixa renda e nas regiões Norte e Nordeste. Entre outros fatores que levaram a eleição de 2006 para o segundo turno, de acordo com especialistas, está a alta abstenção em regiões em que Lula abria dianteira sobre Geraldo Alckmin (PSDB), e onde Dilma Rousseff (PT) repete o fenômeno. No Norte, a abstenção foi de 19%. No Nordeste, de 18%. No Sul, de 15% e no Sudeste, de 16%.

Leia a coluna na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

Assine a Folha

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página