Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/09/2010 - 12h37

Justiça Eleitoral nega pedido de resposta a Dilma no programa de Serra

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves negou ontem pedido de resposta apresentado pela coligação de Dilma Rousseff (PT) na qual a candidata acusava seu adversário José Serra (PSDB) de veicular supostas ofensas no horário eleitoral de sábado à noite (18).

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A coligação de Dilma alegou que sua candidata teria se ofendido com a propaganda de Serra que repercutiu notícias veiculadas na revista "Veja" sobre denúncias de prática de tráfico de influência na Casa Civil. As denúncias estão sob apuração.

A representação da petista disse que a propaganda do tucano é "eminentemente difamatória e negativa, tendente a degradar a honra e a imagem da candidata Dilma Rousseff, bem como criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais contrários à candidata".

Segundo a coligação, tal conduta seria vedada pelo artigo 242 do Código Eleitoral e o artigo 5º da Resolução TSE nº 23.191/2009.

A coligação de José Serra disse "ter ocorrido o mero exercício do direito de crítica" e afirmou que "não há, nem na revista, nem na propaganda a mais remota sugestão de que Dilma estivesse envolvida nos supostos ilícitos descritos".

O MPE (Ministério Público Eleitoral), ao ser consultado pelo ministro relator, declarou-se favorável à concessão do direito de resposta.

EMOÇÕES

Em seu julgamento, o ministro Henrique Neves disse que o artigo 242 do Código Eleitoral não pode ser interpretado literalmente.

"A interpretação literal do artigo 242 do Código Eleitoral, editado em 1965, poderia implicar a proibição de qualquer espécie de propaganda eleitoral", ressaltou o ministro.

Segundo ele, "não é outra a função da propaganda, ou de qualquer tipo de propaganda, senão a de transmitir emoções à opinião pública".

O ministro Henrique Neves também rechaçou a hipótese de difamação. "As alegações e afirmações contidas na propaganda impugnada não apontam fato determinado em relação à candidata Dilma Rousseff".

Antes de julgar improcedente o pedido de direito de resposta, o ministro afirmou que "é lícita, no horário eleitoral reservado aos candidatos, a exploração crítica das notícias veiculadas pela imprensa, especialmente quando as reportagens não são objeto de pedido específico de direito de resposta contra os veículos de imprensa".

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página