Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/09/2010 - 23h20

Ausente, Eduardo Campos vira alvo de ataques no debate Folha/RedeTV! em PE

Publicidade

FÁBIO GUIBU
DE RECIFE

O governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), não compareceu na noite deste domingo ao debate entre postulantes ao governo do Estado, promovido pela Folha e Rede TV!, em Recife. Ele foi alvo de ataques de seus adversários, que criticaram a ausência.

Campos descumpriu acordo assinado de participação no evento e alterou sua agenda de domingo, incluindo em seus compromissos uma carreata e um comício em Petrolina (a 780 km de Recife). A bancada que ele ocuparia no palco ficou vazia.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Os três candidatos que compareceram ao evento, Jarbas Vasconcelos (PMDB), Edilson Silva (PSOL) e Sérgio Xavier (PV) lamentaram a ausência. "O governador menosprezou os candidatos e, sobretudo, a opinião pública", disse Jarbas. Silva disse que Campos se ausentou para não explicar problemas na saúde e segurança.

Jarbas aproveitou o evento para elogiar propostas do candidato a Presidência que apoia, José Serra (PSDB).

Ao ser questionado pelo repórter especial da Folha e apresentador da Rede TV!, Kennedy Alencar, sobre a violência no Estado, o senador defendeu a criação do Ministério da Segurança Pública para unificar a política do setor no país.

Respondendo à mesma questão, Silva defendeu uma ação articulada entre os governos federal, estadual e municipal e a melhoria na educação. Xavier disse que, para combater a violência, é preciso investir na família.

Silva defendeu a descriminalização da maconha, afirmando que o problema é "de saúde pública". A criminalização, disse, "contribui para o aumento da criminalidade". "Mas isso não significa que vamos incentivar."

Perguntado sobre os problemas que enfrentou na educação em seus oito anos de governo, Jarbas afirmou que ficou impossibilitado de priorizar o setor porque assumiu um Estado "quebrado" em 1998 e que precisou "cuidar da casa e sanear as finanças". "Agora será possível priorizar", declarou.

Jarbas também atacou o PT e o governo federal pelas denúncias de tráfico de influência e propinas envolvendo a Casa Civil. Ele ainda criticou a "ofensiva contra a liberdade de imprensa" e disse que não se calará "diante de atos de corrupção".

Pesquisa Datafolha realizada entre os dias 21 e 22 de setembro mostra que Campos tem 72% das intenções de voto. Jarbas aparece em segundo lugar, com 15%. Silva foi citado por 1% dos entrevistados, enquanto Xavier não pontuou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página