Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2010 - 12h57

Procuradoria diz que vai apurar indícios de que Tiririca é analfabeto

Publicidade

DE SÃO PAULO

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo nega a possibilidade de impugnação da candidatura do palhaço Tiririca (PR) neste momento, mas destaca que está tomando as "medidas necessárias" para apurar os indícios de que o candidato a deputado federal não sabe ler nem escrever.

"Tendo em vista matéria da 'Época' desta semana sobre eventual falta de condição de elegibilidade [analfabetismo] do candidato a deputado federal por São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como 'Tiririca', a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo esclarece que o procedimento de registro do candidato transitou em julgado em 19 de agosto e, por isso, não há possibilidade de impugnação ou desconstituição de sua candidatura neste momento."

Tiririca distribui gibi polêmico para crianças em caminhadas em São Paulo
Tiririca pode obter quase 1 milhão de votos; veja vídeo
Justiça Eleitoral recebe denúncia contra Tiririca por falsidade ideológica
Criticado, Tiririca agora declara o que pretende fazer se for eleito
Com 900 mil votos, Tiririca teria a maior votação do país
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A revista cita a Constituição, em que os analfabetos são inelegíveis e, portanto, não podem se candidatar e receber votos. Por lei, os candidatos são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante de escolaridade. Na ausência de comprovante, devem demonstrar capacidade de ler e escrever. Para registrar sua candidatura a deputado federal, Tiririca apresentou ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo uma declaração em que ele afirma que sabe ler e escrever. Essa declaração, segundo as normas legais, deve ser escrita de próprio punho.

Para a revista, o humorista Ciro Botelho --que escreveu o livro "As piadas fantárdigas do Tiririca" afirmou que o candidato não sabe ler ou escrever. A reportagem também descreve situações em que ele mostra dificuldade de leitura.

A PRE vai solicitar o registro de candidatura ao TRE para examinar o que de fato foi apresentado pelo candidato em relação à sua escolaridade. "Se eleito e se for comprovada eventual irregularidade na documentação apresentada, há a possibilidade de recurso por inelegibilidade constitucional [analfabetismo, conforme artigo 14, parágrafo 4º da Constituição Federal], sem prejuízo da apuração de eventual crime de falso."

TESTE

No sábado, o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, pediu autorização da Justiça Eleitoral para fazer um teste de escrita e leitura com o candidato. "Existe uma suspeita séria de que esse homem é analfabeto. É preciso saber se ele tem condição de ser candidato", afirmou o promotor.

Se a Justiça determinar, o candidato terá que fazer um ditado e uma leitura de um trecho da Constituição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página