Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2010 - 11h14

Ex-governador de Pernambuco Cid Sampaio morre aos 99 anos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O ex-governador de Pernambuco Cid Feijó Sampaio morreu aos 99 anos nesta quinta-feira com insuficiência respiratória. Ele deu entrada no Real Hospital Portugues de Beneficiência em Pernambuco na última terça-feira (28), com um edema agudo no pulmão. O corpo será velado hoje no cemitério Morada da Paz, no município de Paulista.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Cid foi eleito governador de Pernambuco em 1958 cargo em que ficou até 1963. Seu governo foi voltado para a industrialização, como a construção da Coperbo (Companhia Pernambucana de Borracha Sintética).

Foi eleito deputado federal de 1967 a1971 pela ARENA, e senador de 1983 a 1987. Aos 85 anos, concorreu novamente ao cargo de governador de Pernambuco em 1994, mas acabou ficando em terceiro lugar.

Como usineiro e industrial, em 1947, Cid foi presidente da Federação das Indústrias e, em 1952, o primeiro presidente eleito do Centro das Indústrias. Foi um dos idealizadores da Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), do Bandepe (Banco de Desenvolvimento do Estado de Pernambuco), instalou a Cilpe, fábrica de laticínios e beneficiamento do leite e foi presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar de Pernambuco.

Em dezembro, Cid completaria 100 anos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página