Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2010 - 00h48

Ministro do STF diz que genro deve responder por negociação com Roriz

Publicidade

MATHEUS LEITÃO
FELIPE SELIGMAN
FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

O ministro do STF Carlos Ayres Britto afirmou que, em nenhum momento, se envolveu com a negociação feita entre seu genro e o ex-governador Joaquim Roriz. "Eu não tenho nada com isso. Meu genro, que é maior de idade, que responda por isso", disse à Folha.

Britto disse que seu genro, Adriano Borges, lhe contou a seguinte versão sobre o caso: que foi procurado pelo advogado da coligação de Roriz, Eládio Carneiro, para ajudar na defesa do ex-governador. Segundo o ministro, por "ambição e vaidade", Borges teria aceitado.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Ainda de acordo relato do advogado ao ministro, Borges disse que o nome dele foi colocado à revelia no processo. A Folha apurou que Britto tem confidenciado a amigos que "não pode mais confiar no genro".

Veja Vídeo

Ontem, por meio da assessoria, o advogado afirmou que, depois de convidado a defender Roriz, decidiu "atuar no caso porque acreditava na tese mesmo tendo consciência de que isso impediria a presença de Ayres Britto no julgamento". Adriano Borges disse ainda que se sente chantageado.

Segundo a assessoria de imprensa dele, "a gravação diz respeito ao dia 3 de setembro, antes de o ministro Carlos Ayres Britto ser designado relator" do Ficha Limpa e diz considerar que se trata de "tentativa de incriminação para prejudicar o ministro e o próprio judiciário".

"A leitura atenta dos vídeos mostra que a todo instante Adriano está se colocando como profissional disposto a executar trabalho específico de sua atividade, podendo-se ouvir claramente que ele não estava lá para causa impedimento, mas para trabalhar por acreditar na tese", diz a assessoria de Borges, alegando que o advogado, no final da conversa gravada, pede "taxativamente para retirar seu nome dos autos do recurso extraordinário".

Não é isso, no entanto, o que dizem os aliados de Roriz. Eládio Carneiro afirma que foi Borges quem ofereceu seus serviços para defender o ex-governador e mandou por e-mail os dados dele e da esposa para aparecer na lista de advogados do caso.

Além de alegar que foi o advogado que ofereceu seus serviços ao ex-governador, advogados ligados a Roriz prometem ir à Justiça contra o Britto, a filha e o genro. "Vou apresentar notícia crime por formação de quadrilha e tentativa de extorsão. O Supremo precisa se limpar por dentro", disse outro advogado de Roriz, Eri Varela.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página