Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/10/2010 - 10h00

Paulo Maluf perde ação contra ex-chefe do SNI

Publicidade

CIRILO JUNIOR
DO RIO

O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) perdeu ação na Justiça contra o general Newton Cruz, chefe do SNI no período entre 1977 e 1983. Maluf contesta afirmação de Cruz de que teria proposto o assassinato de Tancredo Neves, e pedia indenização por danos morais.

Newton Cruz sustenta que, às vésperas da vitória de Tancredo, em 1985, Maluf o procurou em sua casa, e os dois tiveram uma conversa reservada. Nela, o ex-prefeito de São Paulo, que disputava a Presidência, teria sugerido a morte de seu oponente político naquela ocasião.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"Ele veio com uma conversa de que era preciso fazer alguma coisa para evitar que ele tomasse posse", afirmou Cruz, em entrevista para a Globo News, neste ano.

O pedido de Maluf foi negado por unanimidade pelos três desembargadores que compõem a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, órgão de segunda instância.

Para eles, ficou provado que Maluf esteve na casa de Cruz e que os dois tiveram uma conversa a portas fechadas. Inicialmente, Maluf negava ter ido ao encontro do general.

O desembargador relator Fabio Dutra sustentou que, por ter sido uma conversa fechada, vale a palavra de um contra o outro.

Em seu voto, lembrou as acusações de corrupção contra Maluf ao longo dos anos, ao citar que a imagem pública do político "não raramente, está associada a fatos que não lembram a conduta de um cidadão exemplar".

O advogado de Maluf, Sílvio Garrido, disse que vai recorrer da decisão no STJ.

"Há um equívoco na caracterização do dano moral", afirmou.

Advogado do general, Clóvis Sahione disse considerar a decisão judicial "muito fundamentada", por Maluf não ter apresentado meios para derrubar a versão de Cruz.

"O Maluf não disse qual foi o teor da conversa. Primeiro, ele negou que tivesse ido à casa do general, e várias pessoas testemunharam que ele esteve lá. Aí, ele já mentiu. Perdeu a credibilidade", disse o advogado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página