Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/10/2010 - 16h46

PF cumpre mandado de busca no comitê de Jorge Viana (PT) em Rio Branco (AC)

Publicidade

FREUD ANTUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIO BRANCO

A Polícia Federal fez neste sábado (2) uma operação de busca e apreensão no comitê de campanha do candidato ao Senado Jorge Viana (PT), em Rio Branco (AC).

TV Folha faz cobertura ao vivo da eleição
Veja galeria de fotos da votação
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook
Eleitor morre dentro de seção eleitoral no interior de Alagoas

No local, os agentes recolheram computadores e documentos. A ação foi baseada em uma queixa encaminhada por meio do disque-denúncia da Justiça Eleitoral.

Viana governou o Estado de 1998 a 2006 e é irmão de Tião, atual candidato ao governo. Na sexta-feira (1º), a PF fez outra operação de busca a computadores e documentos no gabinete do governador do Estado, Binho Marques, também do PT.

IMPEDIMENTO

Para tentar anular o efeito do mandado, impedindo a perícia nos computadores, Jorge Viana entrou com um mandado de segurança. O caso começou a ser julgado na manhã deste domingo (3), mas a sessão foi suspensa depois que o Ministério Público Federal argumentou que a juíza-relatora, Arnete Guimarães, não poderia analisar o caso.

Segundo o MPF, Guimarães foi diretora-presidente do Detran quando Viana era governador, além de ter sido registrada com uma das doadoras da campanha de Binho Marques em 2006.

A juíza foi nomeada para o cargo por indicação da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), cumprindo um mandato de dois anos como magistrada da Justiça Eleitoral.

A expectativa é que o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) retome o julgamento do caso ainda na tarde de hoje. Por meio da coordenação de campanha, Viana disse esperar a devolução do computador pessoal. Ele afirma que o aparelho é de uso 'pessoal' e não faz parte da campanha. Também considerou a apreensão um 'equívoco'.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página