Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2010 - 11h05

Aliados querem volta de Lulinha paz e amor

Publicidade

ANA FLOR
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA
VALDO CRUZ
MÁRCIO FALCÃO
DE BRASÍLIA

Durante reunião ontem com a candidata Dilma Rousseff, governadores eleitos criticaram o tom agressivo adotado na reta final da campanha pelo presidente Lula e recomendaram a volta do "Lulinha paz e amor".

Segundo a Folha apurou, vários governadores eleitos disseram no encontro que a agressividade de Lula fez Dilma perder votos na classe média. Para eles, o eleitorado quis dar um "susto" no governo Lula por conta de uma posição arrogante adotada pelo presidente na fase final do primeiro turno.

Veja mapa com todos os resultados das eleições
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Na saída reunião, o senador eleito Roberto Requião (PMDB-PR) sintetizou o sentimento dos governadores dizendo que o "Lulinha paz e amor desapareceu", referindo-se à estratégia que levou o presidente à vitória em 2002.

Governadores como Sérgio Cabral (PMDB-RJ) e Eduardo Campos (PSB-PE), reeleitos, classificaram o comportamento da campanha de Dilma de "queixo alto" ou de "salto alto", transmitindo uma arrogância que tirou votos da petista.

O encontro foi uma busca de demonstração de força para Dilma, que esperava vencer no primeiro turno. Aos sete governadores eleitos e reeleitos, além de deputados e senadores aliados, que atenderam à convocação de Lula, foi pedido que não desmobilizem seus comitês e que passem a trabalhar pela candidatura da petista.

Como estratégia para o segundo turno, os partidos que dão sustentação a Dilma avaliam que ela tem que assumir um discurso pelo desenvolvimento sustentável, uma forma de atrair o eleitorado de Marina Silva (PV).

Ontem, a equipe do marqueteiro João Santana aproveitou a presença dos aliados em Brasília e gravou depoimentos para serem utilizados na propaganda eleitoral, que recomeça amanhã.
A campanha quer ligar a candidata aos puxadores de votos nos Estados.

Em entrevista ontem, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, sinalizou que a campanha investirá ainda mais na polarização entre PT e PSDB.

"O segundo turno possibilita uma eleição polarizada entre o projeto do presidente Lula e o defendido pelo candidato da oposição [José Serra]", disse Padilha.

A movimentação de Lula começou ontem quando ele disparou telefonemas para aliados em colégios eleitorais que considera importantes.

A mobilização fez com que Aloizio Mercadante, derrotado em São Paulo, convocasse a direção estadual do PT.

Hoje haverá novo encontro da direção da sigla com prefeitos e parlamentares recém-eleitos. Na quinta, o PT-SP sentará com movimentos sociais e, na sexta, haverá mobilização com aliados. No sábado, o PT fará carreatas em várias cidades do Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página