Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2010 - 12h27

Amapá elege deputada suspeita de fraudar Bolsa Família

Publicidade

HUDSON CORRÊA
ENVIADO ESPECIAL A SÃO LUÍS (MA)

Presa na operação Mãos Limpas da Polícia Federal e eleita deputada estadual do Amapá, com a segunda maior votação (9.660 votos), Marília Goés (PDT) é suspeita de fraudar programas sociais, incluindo o Bolsa Família.

A operação da PF, que investiga suposta cobrança de propina em órgãos públicos do Amapá, levou à prisão no dia 10 de setembro o governador do Estado, Pedro Paulo Dias (PP), candidato derrotado à reeleição.

Veja mapa com todos os resultados das eleições
Veja a cobertura completa sobre as eleições
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Também foi preso o ex-governador (2003 a abril passado), Waldez Góes (PDT), que disputou e perdeu vaga ao Senado. Ele é marido de Marília e, até a operação, tinha apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que pedia votos na TV.

Com a investigação da PF, surgiram outras suspeitas como fraudes contra o Bolsa Família que, segundo a PF, eram comandadas pela Sims (Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social).

A Sims está atualmente sob comando de Denise de Nazaré, mulher do governador. Antes, era dirigida por Marília.

A PF diz que programas sociais dos "governos Estadual e Federal, como Bolsa Família", eram usados para atender pessoas que não se enquadravam na renda para obter o benefício.

Conforme a polícia, Marília mandava fraudar cadastros de programas sociais para beneficiar pessoas "em troca de favores" políticos. Até donos de carros e casa própria eram incluídos, disse a polícia sem relatar qual programa.

Para fraudar o Bolsa Família, Marília precisaria agir nas prefeituras do Amapá, que são responsáveis pelo cadastramento de pessoas, com renda per capita mensal de até R$ 140, aptas a receber o benefício.

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) afirmou que só recebe informações da PF sobre suposta fraudes após a investigação ser concluída.

Procurada, Marília não telefonou de volta. Em programas eleitorais na TV, ela nega qualquer acusação.

A reportagem não conseguiu contato com a assessoria do governo nos números de telefones informados pelo gabinete de Pedro Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página