Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2010 - 17h36

Jornal católico do Rio afirma que governo defende aborto

Publicidade

HUDSON CORRÊA
DO RIO

Texto do jornal da Arquidiocese do Rio, que circulou nas missas celebradas neste domingo, afirma que o governo federal faz "campanha pela legalização do aborto no país", usando "números inadequados". A arquidiocese reúne bispos da Igreja Católica.

Publicação semanal com tiragem de 10 mil exemplares, "O Testemunho de Fé" reservou duas de suas 16 páginas para o tema e destacou o assunto na capa, como "contraponto às campanhas divulgadas a favor do aborto".

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O tema da interrupção da gravidez invadiu a campanha eleitoral após a presidenciável Dilma Rousseff (PT) ser apontada como favorável à sua legalização.

Escrito por dois médicos e um advogado, presidente da união dos juristas católicos do Rio, o texto do jornal afirma que "os lobistas do aborto aumentam" os números de casos para alcançar a legalização.

O jornal cita que em 2005 o então ministro da Saúde, Humberto Costa, senador recém eleito pelo PT de Pernambuco, afirmou que a cada ano ocorre "1,4 milhão de abortos espontâneos e inseguros" no Brasil. À época, Costa citou como fonte a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Segundo os autores do texto de "O Testemunho de Fé", o número não tem respaldo da OMS. Eles dizem também que o governo "mistura abortos espontâneos com [os] provocados, realidades inteiramente distintas".

Outro lado

O Ministério da Saúde negou que faça campanha pela legalização do aborto. Disse divulgar apenas números sobre atendimento a mulheres feito na rede do SUS (Sistema Único de Saúde). A reportagem não conseguiu localizar Costa hoje.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página