Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2010 - 16h36

Oposição pede que Procuradoria investigue aliado de Dilma

Publicidade

DE BRASÍLIA

O PSDB e o DEM querem que a Procuradoria-Geral da República investigue um aliado da candidata petista Dilma Rousseff.

Representantes da oposição apresentam na tarde desta segunda-feira requerimento pedindo investigação sobre a atuação de Valter Cardeal como diretor da Eletrobrás. Cardeal é braço-direito de Dilma no setor elétrico há 20 anos.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Denúncia da revista "Época" liga Cardeal a fraude num empréstimo internacional milionário. O banco alemão KfW entrou com ação contra a CGTEE, subsidiária da Eletrobras cujo conselho de administração é presidido por Cardeal, alegando que a empresa sabia serem falsas as garantias dadas a um empréstimo para construção de usinas de biomassa no Sul.

Autores da representação, congressistas do DEM e do PSDB também pedem que a PGR esclareça se houve favorecimento aos negócios do irmão de Cardeal. Como a Folha revelou, Edgar Cardeal é consultor de empresas que investem em energia eólica, setor coordenado pelo aliado de Dilma.

Os partidos de oposição apresentam ainda um adendo a uma primeira representação movida contra a ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra, que deixou o cargo depois de denúncias de tráfico de influência na pasta.

No adendo, os partidos pedem a inclusão da denúncia de que uma ex-assessora de Dilma foi investigada pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por contrato sem licitação no Ministério de Minas e Energia. Querem ainda que se apure a legalidade da contratação do acupunturista de Dilma pela Casa Civil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página