Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 13h08

Folha abre inscrições para concurso de incentivo a pesquisas sobre história do jornalismo

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Folha abriu no domingo (17) as inscrições da segunda edição de seu concurso de incentivo a pesquisas sobre a história do jornalismo brasileiro. Como em sua primeira edição, encerrada em abril deste ano, o Folha Memória selecionará três projetos de pesquisa e premiará seus autores com uma bolsa.

Nos seis meses em que receberão a bolsa, de R$ 2.400 mensais, os candidatos selecionados deverão conduzir sua pesquisa com rigor acadêmico e transformá-la em um texto de interesse geral e caráter jornalístico --trabalho no qual terão a orientação de Hélio Schwartsman, articulista da Folha.

O melhor dos três textos será publicado em livro editado pela Publifolha, e seu autor ganhará um laptop.

Os projetos inscritos no Folha Memória, que tem patrocínio da Pfizer, podem ter como tema a investigação de fenômenos de qualquer época do jornalismo do país.

Os projetos também não precisam se restringir ao estudo de nenhum meio jornalístico específico: podem ser estudados veículos impressos, on-line etc.

Poderá inscrever seu projeto quem estiver concluindo ou tenha concluído graduação em qualquer universidade brasileira. Só será aceita a inscrição de um projeto por pessoa e as pesquisas devem ser individuais.

A inscrição deve ser feita no site Folha Memória, até o dia 17 de dezembro. Ao se inscrever, o candidato preenche uma ficha à qual anexará o projeto seu de pesquisa. No mesmo site está disponível o regulamento completo do concurso.

É permitida a inscrição de apenas um projeto por pessoa, e este deverá ser conduzido individualmente.

SELEÇÃO

A seleção dos projetos inscritos passa por três fases. Na primeira, a Folha escolhe os 30 melhores projetos, que serão submetidos a uma banca examinadora.

Na segunda fase, a banca, composta pelo jornalista Flávio Moura, do Instituto Moreira Salles, pelo editor da revista "Política Externa", Carlos Eduardo Lins da Silva, e por um representante da Pfizer, escolherá os três projetos cujos autores receberão as bolsas.

Os nomes dos selecionados serão divulgados em fevereiro de 2011. Após a divulgação, os bolsistas devem iniciar os trabalhos de pesquisa, cujo resultado final será entregue, seis meses depois, a outra banca.

Essa segunda banca examinadora, composta pelo jornalista e membro da Academia Paulista de Letras Jorge Caldeira, pelo editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, e por outro representante da Pfizer, escolherá o trabalho vencedor.

PRIMEIRA EDIÇÃO

A primeira edição do Folha Memória, lançada em maio do ano passado, recebeu a inscrição de 461 projetos de pesquisa.

Receberam as bolsas Marcel de Souza Gomes, 31, e Ewerthon Tobace, 33, que escreveram, respectivamente, sobre o repórter policial Orlando Criscuolo e a evolução da mídia brasileira no Japão.

A jornalista Flávia Péret, 31, foi a bolsista cujo trabalho, "Imprensa Gay no Brasil -Entre a Militância e o Consumo", ficou em primeiro lugar.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página