Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 16h21

Juiz diz que promessa de Weslian para anistiar multas de trânsito não é compra de votos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O juiz do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal Mario Machado negou pedido do PT para cassar a candidatura da adversária Weslian Roriz (PSC) pela promessa de anistiar as multas de trânsito.

Para Machado, relator do caso, a promessa não pode ser caracterizada compra de votos.

Na segunda-feira, a coligação de Agnelo Queiroz entrou com um pedido contra Weslian com o argumento de que a promessa é uma "compra de votos disfarçada".

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Atrás nas pesquisas, Weslian apresentou na noite de domingo e na tarde de segunda-feira sua primeira proposta após substituir o marido Joaquim Roriz: anistiar todas as multas de trânsito aplicadas até a véspera do primeiro turno da eleição.

"A propaganda é ilegal, é uma oferta de vantagens sem cabimento, sem nenhum motivo além de trocar votos por algo que não pode ser dado", disse a coligação petista.

No vídeo, Weslian Roriz promete "mudar as coisas de verdade" no sistema de cobrança de multas do DF.

"Um dinheiro que sai do nosso bolso e a gente não vê para onde vai. Weslian vai deixar o Detran mais transparente, vai cumprir a lei e fazer com que boa parte dos recursos das multas seja investida em campanhas educativas", afirma a propaganda.

A candidatura então conclui: "Assim que assumir o governo, dona Weslian vai anistiar todas as multas. Quem tem multa até 30 de setembro não vai mais precisar pagar". "E pode anotar aí: assim que tomar posse, em primeiro de janeiro, dona Weslian vai revisar o sistema de cobrança de multas no Distrito Federal. As coisas vão mudar de verdade".

Não é a primeira vez que as multas de trânsito causam polêmica nas eleições do DF. Em 2006, José Roberto Arruda prometeu acabar com radares de Brasília, fonte de receita milionária para o governo distrital.

Arruda assumiu o governo e mudou o discurso, prometendo trocar os radares por barreiras eletrônicas --mais fáceis de serem vistas pelos motoristas. Desde então, o DF teve mais três governadores e a promessa não foi cumprida.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página