Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 19h20

Dilma diz que também foi agredida, mas que não saiu 'por aí acusando' Serra

Publicidade

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, buscou hoje chamar atenção para o fato de ter sido alvo de um balão de água enquanto fazia campanha em Curitiba ontem.

Ela foi questionada se seu rival José Serra (PSDB) não estava "exagerando ou apelando" ao explorar na TV o fato de ter sido, por sua vez, alvo de agressão no Rio anteontem.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"Você sabe o peso de um balão de água jogado do 12º andar? Que afunda um pouco o teto de um carro? É bastante pesado. Eu fui objeto disso ontem", afirmou Dilma, acrescentando que recuou "um pouco" para não ser atingida.

Ela disse, porém, que é preciso "muito cuidado em ficar transformando episódios". "Eu não saí por aí acusando a campanha dele [Serra]", disse Dilma.

Em encontro com prefeitos em Belo Horizonte, Dilma também criticou Serra ao afirmar que não faz promessas "da boca para fora".

Ela lembrou que, nas eleições de 2004, o tucano registrou em cartório que não deixaria a Prefeitura de São Paulo, mas renunciou em 2006 para disputar o governo.

"Eu não sou mulher de assumir compromisso e não cumprir. Eu nunca registrei em cartório compromisso como meu adversário fez e não cumpriu", afirmou, arrancando palmas da plateia.

Dilma pediu o apoio dos prefeitos para ajudá-la a cumprir algumas de suas promessas de campanha, como a eliminação da miséria e e 100% de cobertura do Bolsa Família.

No discurso, feito com ajuda de uma cola, a petista ressaltou sua mineiridade, lembrando que nasceu e estudou em BH. "Eu saí de Minas, mas posso garantir que Minas jamais saiu de minha alma. Eu fui obrigada, por aquela época de fechamento do Brasil, a sair dessas montanhas", disse.

A candidata dançou com uma bandeira de Minas nas mãos, em um gesto semelhante ao de Serra. Na semana passada, o tucano discursou em BH com uma bandeira do Estado enrolada ao pescoço.

Dilma prometeu rever o marco regulatório da mineração no país, seguindo padrões internacionais.

Foi graças ao comprometimento com essa proposta que ela ganhou o apoio do candidato derrotado ao governo mineiro José Fernando Aparecido (PV), que tem a defesa da revisão dos royalties do minério como maior causa. O verde pediu que os eleitores de Marina Silva (PV) agora votem em Dilma.

ENCONTRO

Segundo a organização, participaram do encontro 250 prefeitos, não apenas de Minas. Estavam presentes 11 prefeitos de capitais: Belém, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, Palmas, Natal, Fortaleza, Aracaju, Campo Grande, Salvador e Belo Horizonte. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), discursou em apoio a Dilma.

Também discursou a prefeita de Capinópolis (MG), Dinair Isaac (DEM). Também estiveram presentes pela petista os prefeitos do PSDB Marcos Carvalho, de Itamonte (MG), e Natacílio Ribeiro, de Conceição do Tocantins (TO).

Outro presente foi o prefeito de Ananindeua (PA), Helder Barbalho (PMDB). Ele é filho do deputado federal e senador eleito Jader Barbalho (PMDB-PA). Também estavam no local representantes da Via Campesina e do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

A petista recebeu nove manifestos de apoio e reivindicações durante o encontro. Entre eles, de professores, artistas, religiosos e praças da Polícia Militar. Ela disse que vai "considerar" os textos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página