Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2010 - 21h23

Deputado do Pará diz que Ana Júlia cometeu abuso de poder

Publicidade

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BELÉM

Um deputado estadual do Pará entrou hoje com uma representação para que o Ministério Público Eleitoral investigue a governadora do Estado, Ana Júlia Carepa (PT), que tenta a reeleição, por suposto abuso de poder.

Parsifal Pontes (PMDB), que apoia o rival da governadora neste segundo turno, Simão Jatene (PSDB), usa como prova do suposto abuso de poder o áudio gravado em uma reunião feita por Ana Júlia com taxistas de Belém (PA), no último dia 19.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

De acordo com o áudio postado no blog do deputado, a governadora pede aos taxistas que coloquem em seus carros adereços de sua campanha --"estrela, qualquer coisa vermelha".

Ela é interrompida por alguém da plateia, aparentemente reclamando que fiscais de trânsito têm retirado esses adereços.

Como resposta, a candidata diz: "Não tem que mandar tirar nada, tá? A CTBel [companhia de trânsito de Belém] não vai mandar tirar nada".

"Eu vou telefonar para a dra. Ellen Margareth [superintendente da companhia de trânsito], para o prefeito [Duciomar Costa, do PTB, seu aliado]. Não vai mandar tirar nada."

De acordo com a representação do deputado, "é vedada a propaganda eleitoral em transportes públicos".

"Portanto, quando a governadora requisita tal tipo de propaganda [...] e, fato mais grave, garante aos mesmos que eles poderão cometer o ato, [...] está cometendo crime de abuso de poder."

OUTRO LADO

A assessoria da campanha afirmou que a coligação da governadora ainda não foi notificada da possível investigação. Quando receber notificação, afirmou, pedirá uma perícia da gravação.

Segundo a assessoria, hoje foram revistas todas as gravações feitas no dia da reunião com os taxistas e o suposto áudio não foi encontrado. Há indícios de montagem, afirmou a assessoria.

Ana Júlia não cometeu nenhum tipo de abuso de poder, disse a assessoria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página