Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2010 - 13h52

Câmara do Rio cassa vereador preso há dez meses

Publicidade

FÁBIO GRELLET
DO RIO

A Câmara Municipal do Rio decidiu cassar o vereador Cristiano Girão (PMN) por excesso de faltas, durante reunião na manhã de hoje.

Essa punição é prevista quando o número de ausências nas sessões legislativas atinge 30%. Girão é bombeiro e está preso desde dezembro de 2009 sob acusação de envolvimento com milícias do bairro Gardênia Azul (zona oeste do Rio). Ele atingiu os 30% de ausências no início deste mês.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

A decisão sobre a cassação cabia à Mesa Diretora da Câmara, e os cinco integrantes --presidente, primeiro e segundo vices e primeiro e segundo secretários-- votaram pela cassação. Girão não perdeu seus direitos políticos --isso só acontecerá se houver decisão da Justiça Eleitoral.

Segundo a assessoria de imprensa da Câmara, esse foi o primeiro caso de cassação de mandato de vereador na história da instituição. O vereador Jerônimo Guimarães, o Jerominho, também foi preso por envolvimento com grupos milicianos, em dezembro de 2007, mas seu mandato terminou antes que ele fosse cassado.

O suplente de Girão, que vai assumir sua cadeira na Câmara, é José Everaldo Costa (PMN).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página