Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2010 - 13h15

Presidente do TRE não crê em nova eleição ao Senado no Pará

Publicidade

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
DE BELÉM

Na interpretação do presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, João Maroja, não devem ocorrer novas eleições para o Senado no Estado, como quer o PMDB do deputado federal Jader Barbalho.

Depois de o STF (Supremo Tribunal Federal) confirmar ontem Barbalho como um "ficha suja" , a sigla disse que entrará com ação pedindo um novo pleito.

Justiça não está a serviço de poderosos, diz OAB sobre Ficha Limpa
STF decide manter decisão do TSE e valida Ficha Limpa para este ano
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O argumento usado é que a legislação eleitoral prevê a realização de outra eleição quando mais do que 50% dos votos são nulos --como foram considerados os votos dados em candidatos pegos na lei da Ficha Limpa.

Juntos, Barbalho e outro "ficha suja", o petista Paulo Rocha, tiveram mais de 3,5 milhões de votos, ou cerca de 57,2% do total na corrida para o Senado no Pará.

Mas Maroja disse que a lei só tem sentido para os cargos do Executivo, quando para se eleger o candidato precisa da chamada maioria absoluta --50% dos votos mais um.

Na disputa pelo Legislativo, é necessário a maioria simples, ou seja, ter mais votos do que os concorrentes, independentemente de quantos votos são.

"Não creio nessa hipótese [de novo pleito]", afirmou Maroja. Ele não será responsável, sozinho, por decidir sobre o pedido do PMDB, cuja ação será analisada pela conjunto de juízes do TRE.

A lei não trata explicitamente desta distinção e é "um pouco vaga", definiu Daniel Avelino, do Ministério Público Eleitoral. Mesmo assim, ele tem a mesma interpretação do magistrado.

Para Avelino, o sentido da legislação em questão é garantir a representatividade do candidato eleito.

No caso do Legislativo, essa representatividade é garantida mesmo com uma pequena porcentagem de votos, afirmou.

Ele lembrou que caso o TRE decida por outra eleição, e ela aconteça no ano que vem, o próprio Barbalho poderá se candidatar, uma vez que a "quarentena" imposta pela lei da Ficha Limpa, no seu caso, termina no final de 2010.

Por enquanto, os senadores eleitos pelo Pará são Flexa Ribeiro (PSDB) e Marinor Brito (PSOL). Eles devem ser diplomado em dezembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página