Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2010 - 16h05

Após derrota, Serra diz que 'mensagem de despedida não é um adeus'

Publicidade

DE SÃO PAULO

O candidato do PSDB derrotado na eleição presidencial, José Serra, sinalizou nesta segunda-feira, pelo Twitter, que não deixará a vida pública. "Por isso, eu disse ontem e repito aqui: a minha mensagem de despedida não é um adeus, mas um até logo. A luta continua. Viva o Brasil!", disse ele no microblog.

Serra também agradeceu aos seus eleitores. "Obrigado a vocês, militantes que lutaram aqui na internet e nas ruas por um Brasil soberano, democrático e que seja propriedade do seu povo. Muito obrigado pelo carinho. A maior vitória que nós conquistamos nessa campanha não foi mérito meu, mas foi de vocês."

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

"Sou muito grato aos 43,6 milhões de brasileiros e brasileiras que votaram em mim. E agradeço especialmente a vocês aqui do Twitter por tudo!", reiterou.

Ontem, o tucano fez um pronunciamento às 22h35 no qual admitiu a derrota e desejou à presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), que "faça bem para o país". "No dia de hoje os eleitores falaram, e nós recebemos com respeito e humildade a voz do povo nas urnas. Quero aqui cumprimentar a candidata eleita Dilma Rousseff e desejar que faça bem para o nosso país".

Foi a única menção à petista e à vitória dela nas urnas. O tucano falou com a imprensa no quartel-general do PSDB em São Paulo, edifício Joelma.

Serra deu a entender que permanecerá atuante na vida política. "Eu disputei com muito orgulho a presidência da República. Quis o povo que não fosse agora", disse o tucano.

"E para os que nos imaginam derrotados, quero dizer: 'nós apenas estamos começando uma luta de verdade'. Estamos no começo dessa luta. Nós vamos dar a nossa contribuição ao país em defesa da pátria, da liberdade, da democracia, do direito que todos têm de falar de serem ouvidos, da justiça social."

Veja vídeo

No final do discurso, o candidato derrotado afirmou: "a minha mensagem de despedida não é um adeus, mas um até logo".

Serra disse que chega ao final de campanha "cheio de energia", mas disse não saber como canalizá-la após a derrota.

"O problema é como dispender essa energia nos próximos dias. Essa energia que me foi passada de todo o Brasil."

José Serra

LIBERDADE

Sem mencionar exatamente a quê se referia, o tucano afirmou que sua campanha enfrentou "forças duríssimas" e agradeceu aos militantes e simpatizantes pela luta que travaram.

Tocou em várias vezes na palavra "liberdade".

"Vocês cavaram uma grande trincheira, construíram uma fortaleza, conquistaram a defesa da liberdade no Brasil. Um grande campo político em defesa da democracia, da liberdade e das causas sociais e econômicas em nosso país, que estão vivas no sentimento de toda a nossa população."

Referindo-se aos jovens que encontrou durante a campanha, Serra afirmou que ele próprio também sonhou e lutou "por um país melhor, mais justo e democrático, onde os políticos fossem servidores do nosso povo, e não se servissem do nosso povo".

ALIADOS

Ao lado dele estavam os presidentes de partidos aliados, seu candidato a vice, Indio Costa (DEM), o governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB-SP), o atual comandante do Estado, Alberto Goldman, além de amigos e familiares. Serra fez questão de ressaltar o apoio que recebeu.

"Tenho que agradecer a esse homem (Alckmin) que, honestamente, se empenhou mais na minha eleição do que na dele", disse Serra.

Serra ressaltou o apoio de outros aliados. Não falou de Aécio Neves, eleito senador por Minas Gerais.

Ele também fez questão de ressaltar o apoio da militância "que lutou nas ruas e na internet" por sua candidatura. "Quero agradecer também aos milhões de militantes, que lutaram nas ruas e na internet por um Brasil soberano, democrático, e que seja propriedade do seu povo", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página