Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2010 - 21h45

Reeleição de tucano em Alagoas representa derrota para Renan e Collor

Publicidade

SÍLVIA FREIRE
ENVIADA ESPECIAL A MACEIÓ

A reeleição do governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), representou uma derrota também para os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), reeleito no primeiro turno, e Fernando Collor de Mello (PTB-AL). Os dois apoiaram Ronaldo Lessa (PDT), participando das atividades de campanha.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Collor, que já havia perdido a eleição para o governo do Estado no primeiro turno, acumulou uma segunda derrota. Ele tem mais quatro anos de mandato no Senado.

Calheiros, que esteve com Lessa desde o primeiro turno, não conseguiu nem que a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) nem que seu candidato ao governo fossem os mais votados em Murici, cidade sede da família dos Calheiros, administrada pelo filho do senador até abril.

Em Murici, Serra teve 51,8% dos votos válidos, e Dilma, 48,2%. Teotonio venceu no município com 56,84% dos votos válidos, contra 43,2% de Lessa. Renan foi o grande articulador da aliança entre PMDB e PT em Alagoas.

Apesar de ter sido reeleito, Renan não conseguiu ser o candidato mais votado do Estado para o Senado. Perdeu a posição para o deputado Benedito de Lira (PP), que também apoiou Dilma. Lira poderá ser um dos elos na articulação entre o governo federal e o estadual.

Para o historiador Alberto Saldanha, professor da Universidade Federal de Alagoas, a derrota maior foi mesmo do ex-governador Ronaldo Lessa, que ficará sem mandato e com diversos processos tramitando na Justiça.

"Com o Collor fora, os dois candidatos não puderam adotar o discurso do bem contra o mal. Tiveram que mostrar quem administra melhor.

O trunfo de Lessa era colar na campanha de Dilma e com Lula, o que não aconteceu", disse o professor.

DEMANDAS

O governador reeleito comemorou a vitória com uma carreata na orla de Maceió na noite de domingo. O governo do Estado já tem preparado um leque de demandas para a presidente eleita ,que será apresentado na transição.

O secretário da Infraestrutura, Sérgio Moreira, disse que o governo irá buscar investimentos federais para a complementação do canal do sertão, a mais importante obra de irrigação em Alagoas, a continuidade da duplicação da AL-101 e a ampliação dos programas de habitação.

Será apresentado também projeto para construir barragens nos rios Mundaú e Paraíba, que provocaram a enxurrada que atingiu Alagoas e Pernambuco em junho e provocou grande destruição.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página