Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 10h57

Lula reúne ministros para discutir governo de transição e decisão do BC dos EUA

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu a reunião ministerial desta quinta-feira anunciando que vai discutir, além do governo de transição, a decisão do banco central dos EUA, o Federal Reserve, de injetar na economia americana um montante de US$ 600 bilhões até o segundo trimestre de 2011.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

Segundo interlocutores, após a apresentação do presidente, o ministro Guido Mantega (Fazenda) começou a fazer uma avaliação da economia, afirmando que o crescimento deste ano deve ficar entre 7,5% e 8%, o melhor ano dos dois mandatos do presidente e dos últimos 25 anos. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não está presente no encontro porque viaja ao exterior.

Ontem, o presidente Lula e sua sucessora acusaram os Estados Unidos e a China de promoverem uma guerra cambial e essa medida é uma das que causa maior preocupação aos países.

Na avaliação de especialistas, o pacote do FED estimulará os maiores fundos de hedge do mundo a trazer ainda mais dinheiro para o Brasil.

Para o país, a medida terá como efeito nova rodada de apreciação do real, impondo mais uma derrota às tentativas do país de controlar o fluxo de capitais do exterior.

Essa é a primeira reunião ministerial após a reforma do Palácio do Planalto. Estão presentes 36 ministros, sendo que Previdência e Desenvolvimento Agrário que mandaram representantes.

Lula foi recebido com palmas pelos ministros. O presidente informou que poderá realizar mais uma reunião ministerial para se despedir do primeiro-escalão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página