Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2010 - 12h25

PDT quer o controle de duas pastas no governo Dilma, diz Paulinho

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Em meio à pressão do PMDB para ampliar a cota de ministérios no governo de Dilma Rousseff (PT), a presidente eleita também vai ter que administrar aliados como o PDT, que deseja aumentar sua participação no primeiro escalão do governo.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Conheça nossa página no Facebook

O deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) disse nesta quinta-feira que o partido quer o controle de duas pastas no governo Dilma, contra apenas uma (Ministério do Trabalho) reservada à legenda na gestão de Lula.

"Nós vamos brigar pelo Ministério do Trabalho e por mais um, não sei qual ainda. (...) O PMDB já tem demais. Se você fizer a conta do PMDB, eles têm 78 deputados. Significa que cada 13 deputados ganham um ministério. E eles têm 14 senadores, ou seja, dois senadores e meio têm um ministério. Nós temos 28 deputados e quatro senadores. Então temos direito a dois [ministérios]."

Paulinho não quis adiantar a pasta na mira do PDT, mas afirmou que o partido deseja um dos ministérios da área social. "Vamos fazer reunião na semana que vem para ver qual ministério o PDT vai reivindicar."

DIVISÃO

Reportagem publicada hoje pela Folha mostra que líderes de PR, PP e PTB já discutem a montagem de um bloco no Congresso para ter mais peso não só na atuação legislativa, mas na negociação por cargos. Para congressistas do PR, a legenda precisa manter o ministério dos Transportes, que é cobiçado pelo PMDB e pelo PT. Mas também falam em crescimento.

A lógica é a mesma no PP, titular do Ministério das Cidades. Dirigentes do partido dizem que até aceitam ceder a pasta que hoje ocupam desde que ganhem outras duas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página