Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/11/2010 - 14h41

Líderes governistas no Congresso descartam recriação da CPMF este ano

Publicidade

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Líderes governistas descartaram nesta terça-feira a recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) pelo Congresso este ano.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a discussão sobre a recriação do tributo deve ocorrer somente se os parlamentares viabilizarem uma ampla reforma tributária no país.

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

"Não está em pauta [a CPMF]. Cabe discutir CPMF quando formos discutir a reforma tributária. É uma contribuição efetiva, contra a sonegação. Mas para substituir tributos, temos que discutir na reforma", afirmou. Há mais de cinco anos o Congresso tenta viabilizar a aprovação da reforma tributária, sem sucesso.

Governador eleito do Espírito Santo, o senador Renato Casagrande (ES) classificou de "inoportuna" a discussão sobre a recriação da CPMF.

"Temos que verificar outros mecanismos no Orçamento. Não dá para aumentar a carga tributária do Brasil. Se vier no âmbito de uma reforma [tributária], tudo bem. Mas temos que ter desoneração."

Para Jucá, o Congresso deve criar "mecanismos" capazes de financiar a saúde brasileira sem discutir a recriação da CPMF.

"Falar isoladamente da criação de tributos não é a forma mais eficaz de resolver o problema. Não adianta abrir uma guerra santa contra ou a favor da CPMF."

Apesar dos governistas negarem a recriação do tributo, a base aliada do presidente Lula sofre pressão de um grupo de governadores eleitos em outubro para que a contribuição volte a ser criada no país.

A oposição promete brigar contra a recriação da CPMF no Congresso, inclusive reeditando o movimento "Xô CPMF".

Em 2007, o presidente Lula sofreu derrota no Senado durante a votação da prorrogação da CPMF. O governo precisava de 49 votos para aprovar a manutenção do tributo, mas só conseguiu o apoio de 45 parlamentares --o que derrubou a cobrança da CPMF no país.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página