Publicidade

 

Publicidade

 

PUBLICIDADE

 
  Acompanhe a Folha.com no Twitter
29/11/2010 - 06h05

Brasil disfarçou luta antiterror, dizem EUA

Publicidade

 

DE SÃO PAULO

O site WikiLeaks, especializado na publicação de documentos confidenciais, divulgou que, para os EUA, o Brasil disfarça a prisão de terroristas, informa reportagem de Fernando Rodrigues, publicada na edição desta segunda-feira da Folha e disponível na íntegra para assinantes do jornal e do UOL.

Segundo WikiLeaks, Hugo Chávez está "louco" e EUA tentaram isolá-lo
EUA queriam investigar presença da Al Qaeda na tríplice fronteira, revela WikiLeaks
EUA criticam novo vazamento de dados secretos; veja principais revelações
Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

O Relato foi feito em 2008 pelo então embaixador em Brasília, Clifford Sobel, e consta de lote de 1.947 telegramas da diplomacia americana na última década.

A Folha teve acesso exclusivo a seis telegramas. Tratam de ações de ativistas de origem árabe no país, mas não listam suspeitos de terrorismo detidos no Brasil.

Em dois trechos dos telegramas aos quais a Folha teve acesso há menções críticas à então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. O assunto é a inexistência de legislação no Brasil para tipificar atos terroristas --algo pelo qual os EUA fazem forte lobby em vários países.

Dilma é apresentada como a responsável por ter impedido o envio de uma proposta de lei antiterror ao Congresso.

Leia a reportagem completa na Folha desta segunda-feira, que já está nas bancas.

Editoria de Arte/Folhapress

Assine a Folha

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade