Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2010 - 12h21

Vice-presidente eleito diz que Meirelles tem condições de ocupar qualquer cargo no país

Publicidade

GABRIEL BALDOCCHI
DE SÃO PAULO

O vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta segunda-feira que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, tem condições de ocupar qualquer cargo no país.

"As contratações estão em curso. Ele poderia vir a ser aproveitado. Vai depender da presidente Dilma [Rousseff] e da conjunção política que se estabelecerá a partir dessa semana."

Acompanhe a Folha Poder no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

Meirelles deixa o cargo no fim deste ano para ser substituído por Alexandre Tombini, diretor de Normas do BC.

Hoje, o presidente do BC elogiou seu sucessor. "Fiquei feliz com a escolha de Alexandre Tombini. Foi a pessoa que achava mais preparada", afirmou.

Meirelles disse que a decisão de sair havia sido tomada em janeiro, mas que foi mantida em reserva para não causar mais incerteza diante do cenário internacional turbulento.

Em março, a coluna "Painel", da Folha, informava que ele havia recebido um pedido pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para permanecer no cargo. Mas, neste mês, a presidente eleita, Dilma Rousseff, confirmou a indicação de Tombini para a vaga, em meio a rumores de que Meirelles havia exigido "autonomia" para continuar à frente da pasta.

Após a indicação de Tombini, Meirelles declarou que as regras da "boa governança" recomendam que o presidente do BC não fique mais do que dois mandatos à frente da instituição. "Esse é o momento adequado", afirmou, na ocasião.

Ele fez um balanço da evolução econômica durante sua gestão e insistiu que o desenvolvimento foi possível devido à confiança dos setores na atuação do BC, o que permitiu previsibilidade para investimentos.

"Estabilidade econômica é essencial para o crescimento sustentável. Deixo o cargo feliz com esse quadro de economia estável", afirmou.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página