Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/12/2010 - 11h46

Itamaraty é primeira linha de defesa da soberania, diz Amorim

Publicidade

JANAINA LAGE
DO RIO

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta sexta- feira que o Itamaraty é a primeira linha de defesa da soberania. O comentário foi uma resposta à percepção da diplomacia americana revelada em telegramas que vazaram pelo Wikileaks, aos quais a Folha teve acesso.

Brasil se recusou a refugiar presos de Guantánamo
Saiba como funciona o WikiLeaks
Veja as principais revelações do WikiLeaks
Acompanhe a Folha no Twitter
Comente reportagens em nossa página no Facebook

No episódio, o então embaixador dos EUA, Clifford Sobel, narra um encontro com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que reforçou a percepção que o Itamaraty tem uma visão anti-americana. Jobim teria dito que o então secretário-geral do Ministério de Relações Exteriores, Samuel Pinheiro Guimarães, odeia os EUA.

Segundo Amorim, o episódio foi resolvido com a nota divulgada por Jobim em que desmente o episódio.

"Entre a palavra do ministro Jobim e a palavra do agente diplomático americano, fico com a palavra do ministro Jobim", disse.

Segundo Amorim, é uma prática comum em qualquer diplomacia tentar negociar diretamente com outros segmentos ou ministérios. A iniciativa ocorre, segundo o ministro, porque a chancelaria tem uma visão de conjunto e observa quais os possíveis prejuízos decorrentes de uma decisão.

Para Amorim, embora o Wikileaks tenha "muita bobagem", não é possível deter a tecnologia.

"A gente tem de se convencer que a gente tem de agir de tal maneira que não tenha nada a esconder", disse. Ele fez a ressalva que nem sempre é possível divulgar todas as informações, como no caso das negociações comerciais. "Agora, métodos de ação... Acho que o público ter uma ideia, talvez não no detalhe, não é de todo mal", disse.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página