Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2010 - 19h35

Ministério Público do Acre pede a cassação dos irmãos Viana

Publicidade

FREUD ANTUNES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM RIO BRANCO

Atualizado às 19h56.

O Ministério Público Eleitoral do Acre pediu a cassação do registrou ou do diploma do governador eleito do Acre, Tião Viana (PT), do irmão dele Jorge Viana (PT), eleito para o Senado, de outros seis políticos da chapa majoritária Frente Popular do Acre, grupo liderado pelos petistas. Eles são acusados de supostos abuso do poder econômico, abuso de poder político e utilização irregular dos meios de comunicação.

De acordo com a assessoria de imprensa da Procuradoria Eleitoral, os políticos usaram servidores públicos na campanha, utilizaram o apoio de empresários com a esperança de favorecimento em licitações e organizaram um "esquema de financiamento de campanha", além de terem convocado trabalhadores de empresas dependentes da administração estadual e municipal para reuniões e atos de campanha.

Os processos apontam ainda o uso da rádio e da TV do Estado para favorecer os candidatos.

INVESTIGAÇÕES

As ações fazem parte de uma série de investigações iniciadas nas vésperas das eleições, quando a Polícia Federal, portando mandados de busca e apreensão, recolheu documentos, computadores e outros equipamentos de informática do gabinete do governador, da Prefeitura de Rio Branco, da Secretaria Estadual de Comunicação e da Assembleia Legislativa do Acre.

Na época, a intervenção realizada a pedido do Ministério Público Eleitoral teve o objetivo de apurar denúncias de que jornalistas ligados ao governo do Estado estariam trabalhando na campanha de Tião Viana.

No dia 4 de novembro, a PF deflagrou também a Operação Terra Caída, investigando possíveis irregularidades em doações para a campanha eleitoral no Estado.

Os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos, computadores e pendrives em seis endereços de Rio Branco e três de São Paulo.

Por meio de sua assessoria, Tião Viana afirmou que seus advogados apresentarão defesa contra as acusações e que o questionamento judicial é um dos mecanismos da democracia. Ele evitou comentar sobre as acusações feitas pela Procuradoria Eleitoral. "Essa situação vai ser tratada dentro do processo jurídico. Faz parte do processo democrático."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página