Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2010 - 20h41

Marco Maia é aclamado como candidato único do PT à presidência da Câmara

Publicidade

ANA FLOR
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

O deputado Marco Maia (RS) foi aclamado na noite desta terça-feira (14) como o nome que o PT indicará para presidir a Câmara dos Deputados.

A escolha de Maia aconteceu após recuo de dois representantes do PT paulista, Arlindo Chinaglia e Cândido Vaccarezza --esse, o preferido da presidente eleita, Dilma Rousseff.

Alan Marques/Folhapress
O deputado Marco Maia (RS) foi aclamado na noite como o nome que o PT indicará para presidir a Câmara dos Deputados
Marco Maia (RS) foi aclamado na noite como o nome que o PT indicará para presidir a Câmara dos Deputados

Dono da maior bancada, o PT tem direito de indicar o presidente da Câmara. Nada, contudo, garante que a escolha será aclamada pelo plenário.

Em 2005, a legenda lançou dois candidatos ao cargo, Luiz Eduardo Greenhalgh e Virgilio Guimarães. A disputa rachou o partido, e a presidência da Casa acabou nas mãos do pernambucano Severino Cavalcanti (PP).

Partilha de cargos entra na disputa no PT por presidência da Câmara
PT de Minas anuncia que não vai apoiar Vaccarezza para presidência da Câmara

Ao chegar no encontro que definiu Maia como candidato único do PT, o ex-oponente Vaccarezza disse que vai ajudar a construir consenso. A ideia, segundo ele, é evitar que a história de 2005 se repita.

Atual vice-presidente da Casa, Maia passa a ocupar, a partir de amanhã, o posto máximo, com a saída do vice eleito, Michel Temer.

RAZÃO E 'SENSIBILIDADE'

Maia rebateu o afago e, em discurso, ressaltou a "coragem" e a "sensibilidade" do colega de partido.

A decisão em torno do parlamentar por pouco não saiu: antes de Vaccarezza e Chinaglia abrirem mão da disputa, a bancada petista chegou a adiar um encontro, já que os deputados não chegavam a um consenso.

Deixar a indicação ser escolhida no voto, avaliaram petistas, seria prejudicial à legenda, pois evidenciaria um racha interno.

Daí a importância de um acordo entre as correntes que compõem o partido. Maia e Vaccarezza representam o campo majoritário. Já Chinaglia era respaldado pelo Movimento PT, que transferiu seu apoio a Maia após seu candidato sair do páreo.

Em sua campanha, Maia destacou a importância de descentralizar o poder no PT, hoje concentrado na bancada paulista.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página