Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 17h14

Temer se despede da Câmara e diz que deixa 'com tristeza' o Legislativo

Publicidade

MARIA CLARA CABRAL
DE BRASÍLIA

O vice-presidente eleito, deputado Michel Temer (PMDB-SP), fez na tarde desta quarta-feira seu discurso de despedida da Câmara. Ele confirmou que deixa a presidência da Casa amanhã. Deve, no entanto, permanecer como deputado e presidente do PMDB até o final do ano.

Diante de inúmeros deputados no plenário, Temer disse que vai para o "Executivo levando no coração o poder Legislativo e levando a certeza que será representante de todos". "Ao dizer isso podem verificar com que tristeza deixo o poder Legislativo, Casa que me acolheu ainda na Constituinte", disse.

O peemedebista lembrou que, em seus três mandatos no comando da Casa, sempre teve o apoio da base e da oposição. "Deus me deu a graça de entender que, ao ocupar cargo, deve representá-lo adequadamente, pois o presidente da Casa não é da base ou da oposição. Eu, com falhas e defeitos, sempre consegui apoio de todos os colegas que passaram por aqui", afirmou.

Temer ressaltou a importância do Congresso, dizendo que, ao chegar, tinha uma visão elitista do Legislativo. E que sua visão mudou ao ser levado, por um colega, para conhecer uma região paupérrima de São Paulo.

"Quando chegou no final do dia eu vi no plano prático que eu não conseguiria transmitir a angústia desse povo. Que eu conseguiria transmitir a angústia de setores de que não eram aqueles que eu estava visitando. Lá que eu compreendi o fenômeno da representação popular. Portanto, aprendi muito nessa Casa", disse.

Além disso, o vice eleito disse que o clima institucional absolutamente tranquilo permitiu que um operário e que uma mulher chegassem ao governo.

Depois dele, diversos deputados, entre eles o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), se revezaram no plenário para fazer um balanço de votações e de seus mandatos. Na prática, porém, os trabalhos dos deputados e senadores vão até o dia 22 de dezembro.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página