Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2010 - 18h26

Nunca me peçam para falar mal da Dilma, diz Lula

Publicidade

LARISSA GUIMARÃES
DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (15) que não irá criticar o governo de sua sucessora, Dilma Rousseff, nem o trabalho dos ministros da próxima gestão.

"Nunca me peçam para falar contra a presidenta, que eu não vou falar. Não vou falar contra ministro amigo meu", afirmou em encontro com os movimentos sociais no Palácio do Planalto.

Veja galeria de imagens da cerimônia de balanço do governo Lula
Em balanço, Lula agradece 'contribuições extraordinárias' de Marina e Dirceu
Lula afirma que Dilma é quem decidiu manter Bernardo e Mantega no governo
Para Lula, 'Dona Dilma' e 'Dom Guido' levarão país à 5ª economia em 2016
Dilma ganha destaque em balanço do governo Lula

Lula disse, no entanto, que os movimentos sociais poderão contar com seu apoio na busca de reivindicações. O presidente agradeceu aos movimentos sociais pelo "apoio e solidariedade nos momentos difíceis" durante seu próprio governo.

"Nós temos uma relação histórica. Conheço de cor e salteado os problemas que vocês vivenciam. Não existe coisas que vocês passaram pelas quais eu não tenha passado também."

MOVIMENTO GAY

Para Lula, seu governo tentou combater o preconceito, abrindo diálogo com o movimento gay, por exemplo. "Havia essa ideia de que o governo sempre tem que passar a ideia de machão", afirmou.

Mais cedo, o presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, havia chamado Lula de "Papai Noel dos gays, ao lembrar que o governo decidiu que casais gays, em união estável, podem declarar o Imposto de Renda juntos.

MÍNIMO

Apesar dos inúmeros elogios recebidos, Lula também foi alvo de cobranças. O presidente da CUT, Arthur Henrique, disse que não havia perdido a esperança de ter um salário mínimo de R$ 580 ainda neste ano.

Ele e outros representantes da CUT vestiam camiseta com a mensagem "mínimo de R$ 580 já". O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, também indicou pedido semelhante em seu discurso.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página