Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2010 - 14h48

Lula rejeita chefiar ONU e diz temer poderio dos EUA

Publicidade

DA REUTERS, EM FOZ DO IGUAÇU

Em sua última participação em uma reunião do Mercosul antes do fim do mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou estar à frente da secretaria-geral da ONU (Organização das Nações Unidas) e disse que teme que os Estados Unidos queiram ocupar todos os espaços na entidade.

Lula foi aclamado pelos demais presidentes presentes no encontro, realizado em Foz do Iguaçu (PR), e recebeu o incentivo do boliviano Evo Morales para ocupar a secretaria-geral da ONU.

"Eu só posso compreender a indicação como um gesto de cortesia do meu companheiro Evo Morales", disse Lula a jornalistas.

O presidente voltou a defender um técnico para a secretaria-geral da ONU.

"Eu acho que a ONU precisa ser dirigida por algum técnico competente da ONU. Não pode ter um político forte na ONU, porque não pode ser maior que os presidentes dos países e eu fico meio preocupado se virar moda presidentes de países presidirem a ONU", disse Lula.

"Daqui a pouco os EUA estão disputando, além do Conselho de Segurança, também o controle das Nações Unidas e aí tudo ficará mais difícil", completou.

Disse ainda que, aos 65 anos, não vai "pendurar a chuteira" e que vai continuar fazendo política organizando os partidos da América Latina e levando experiências bem-sucedidas do Brasil a países da África.

"O Brasil tem políticas sociais extremamente exitosas e isso poderá servir de base para aplicação em outros países se eu respeitar as peculiaridades de cada país", disse.

APELO

Lula foi aclamado por líderes reunidos na Cúpula do Mercosul, que fizeram um apelo para que ele represente a região, mesmo depois de deixar a Presidência do Brasil.

"Lula é um homem imprescindível, não apenas na América Latina, mas no mundo", afirmou o presidente chileno, Sebastián Piñera.

O chileno também usou a frase "fica Lula", numa referência aos pedidos de "fica Pelé" feitos pela torcida durante a partida de despedida do craque da seleção brasileira no Maracanã.

O presidente do Uruguai, José Mujica, chamou Lula de "embaixador plenipotenciário no conserto deste mundo".

"Obrigado pelo que tem feito, obrigado pelo que tem que fazer", disse Mujica a Lula, visivelmente emocionado.

O presidente da Guiana, Bharrat Jagdeo, também se somou ao coro e disse que o presidente brasileiro é um "bem muito valioso" para se perder.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página