Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/12/2010 - 21h13

Em evento para investidores em NY, Cabral superestima avanços do Rio

Publicidade

ÁLVARO FAGUNDES
DE NOVA YORK

Reunido hoje com investidores e formadores de opinião de Nova York, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disparou uma série de números positivos sobre as economias brasileira e fluminense em busca de atrair aportes para o Estado, mas que, no entanto, nem sempre batem com a realidade.

No evento no Harvard Hall, Cabral, que, desta vez não falou sobre jogos de azar e aborto (duas de suas mais recentes polêmicas), afirmou, por exemplo, que o setor de alimentação era um exemplo positivo da economia brasileira e que o país é o "maior celeiro agrícola do mundo" --posto que, na verdade, é ocupado pela China em termos de contribuição ao PIB (Produto Interno Bruto).

Criticando o setor siderúrgico, disse que o deve-se agregar valor ao minério de ferro, não exportando só o produto para China e Índia. A China é o maior comprador do minério brasileiro, mas a Índia é também um grandes produtores globais e não aparece nem entre os dez maiores importadores da matéria-prima.

O governador afirmou ainda a um público que contou com personalidades como Ivanka Trump (filha de Donald Trump e que saiu antes do fim do evento) que a cidade do Rio é a única "triple A", ou AAA, da América do Sul --AAA é a nota máxima concedidas pelas agências de classificação de risco a títulos. Porém, a capital fluminense está vários degraus abaixo na classificação.

Cabral falou também que o Réveillon em Copacabana recebe 3 milhões de pessoas (as estimativas apontam 2 milhões) e que o Rio vai ser a sede da abertura da Copa de 2014 e do centro de mídia do evento, fatos que ainda não foram confirmados pela Fifa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página