Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2010 - 11h26

Defesa pede habeas corpus para investigados por supostos crimes eleitorais no ES

Publicidade

DE SÃO PAULO

A defesa de Clemilda Rodrigues Barreto e Marcos Antônio Teles Gonçalves, que trabalharam na campanha eleitoral da deputada federal reeleita Sueli Vidigal (PDT-ES), entrou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com pedido de habeas corpus para anular o decreto de prisão preventiva contra seus clientes, investigados pela suposta prática de crimes eleitorais no Espírito Santo.

Os advogados alegam que, em consequência de denúncias feitas ao Programa de Ética e Transparência Eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Estado, foi instaurado pela Polícia Federal um inquérito para apurar a suposta prática de crime eleitoral por parte da deputada.

Segundo o pedido de habeas corpus, a prisão preventiva teria sido decretada por juiz incompetente, não tem fundamentação válida, não apresenta fato que demonstre a necessidade da medida e a prisão preventiva seria mais grave que a pena a ser cumprida pelo suposto crime, caso haja condenação, uma vez que existe a possibilidade de não ser cumprida em regime fechado.

Além disso, argumenta que a incompetência do juízo deve ser reconhecida também porque, como a investigação recai sobre uma deputada federal, a ação deveria ser levada ao STF (Supremo Tribunal Federal).

A defesa alega ainda que os dois acusados são réus primários e de bons antecedentes, sem indício de cumprimento de pena em regime fechado, o que foge ao princípio da razoabilidade.

A prisão preventiva foi decretada com base em depoimentos de testemunhas de que os dois investigados estariam influenciando depoimentos e tumultuando a instrução do inquérito policial.

Teles teria sido o responsável pela prestação de contas de diversos candidatos vinculados ao PDT e Clemilda aparece como a figura central na organização de diversas pessoas de um aparente esquema de boca de urna, conforme relação encontrada em um livro apreendido no comitê de Sueli Vidigal.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página