Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/12/2010 - 14h22

Três governadores tomam posse de madrugada para irem ao evento de Dilma

Publicidade

FELIPE BÄCHTOLD
SÍLVIA FREIRE
DE SÃO PAULO

A população do Amapá vai virar o ano em meio à solenidade de posse do governador eleito Camilo Capiberibe (PSB).

A coincidência de datas das posses da presidente eleita, Dilma Rousseff, e dos governadores, no dia 1º, levou alguns Estados a fazer as cerimônias durante a madrugada de Ano-Novo, para que os políticos possam viajar em seguida a Brasília para acompanhar a posse da petista.

No caso do Amapá, o ritual começará ainda na noite do dia 31 e se estenderá pela madrugada. No Acre, a posse ocorrerá à 0h30 local.

Nessa hora, um telão instalado no palco dos shows da virada em Rio Branco transmitirá ao vivo a cerimônia em que o novo governador, Tião Viana (PT), assumirá formalmente o cargo.

No Maranhão, Roseana Sarney (PMDB) reassumirá o governo poucos minutos após o começo de 2011. Na sequência, ela vai empossar os secretários. Após as solenidades, os três governadores seguem para Brasília.

Roseana, que governará o Maranhão pela quarta vez (já anunciou que será a última), repete o roteiro da posse de 1999, quando assumiu à 1h.

Na época, ela viajou a Brasília para a cerimônia de início de mandato do então presidente Fernando Henrique Cardoso, de quem era aliada.

A chefe do cerimonial no Acre, Nena Mubarac, diz que a organização teve que fazer "malabarismo": o fuso horário do Estado tem duas horas a menos do que Brasília nesta época do ano. O voo até a capital federal demora três horas. A posse de Dilma começa às 14h30 de sábado.

Segundo Mubarac, a ideia foi integrar os eventos de posse com os shows de Ano-Novo e queima de fogos em Rio Branco. "A gente não teria outro horário", diz.

A programação inusitada pode esvaziar a participação de deputados locais e da população nas solenidades.

No Amapá, dizem os organizadores, o horário já foi adotado anteriormente e se tornou quase "tradição".

Em Goiás, a ideia era começar a cerimônia com o eleito Marconi Perillo (PSDB) à 0h01 de sábado, mas a programação foi alterada. Ele toma posse às 11h e parte para Brasília logo depois.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página